Pacto de Sangue (1944): grande clássico do cinema noir - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

domingo, julho 05, 2020

Pacto de Sangue (1944): grande clássico do cinema noir

Pacto de Sangue é um excelente exemplar do cinema noir. O jogo das sombras, a narrativa com seus diálogos inteligentes e afiados, o tom criminal desde o primeiro minuto da história, nada está fora do lugar. A direção foi de Billy Winder e o roteiro escrito por Raymond Chandler foi baseado no romance policial Thee of a King, de James. M Cain.

Dicas de Filmes Pela Scheila
Fred MacMurray e Barbara Stanwyck em cena no filme "Pacto de Sangue"

Sinopse - A história se passa em 1938. O agente de seguros Walter Neff (Fred MacMurray) vai vender seus serviços na casa de Phyllis Dietrichson (Barbara Stanwyck), esposa de um dos seus maiores clientes. Imediatamente surge uma grande atração de Neff por essa mulher. Ele marca mais uma visita, pois o marido de Phyllis não encontrava-se em casa, mas a sua real intenção era rever a mulher.

E, novamente o marido de Phyllis encontra-se viajando. Lógico que Neff não perderia essa oportunidade e galanteia a mulher, no entanto, ela faz uma proposta aparentemente absurda para o vendedor de seguros. Phyllis percebe o interesse do rapaz nela e vai até o apartamento do rapaz com a desculpa de devolver um chapéu que ele havia esquecido na casa dela. Mas ela aproveita para seduzir Neff.

Loucamente apaixonado, Neff decide entrar no jogo mortal de Phyllis. O casal de amantes planeja como se livrar do marido dela e assim poderiam viver essa paixão intensamente. Os dois planejam assassinar o marido de Phyllis, dessa forma todo o dinheiro do seguro de vida iria para a esposa, o crime seria realizado durante uma viagem de trem. Ambos conseguem realizar a façanha.

O crime aparentemente perfeito estava concretizado, no entanto, não existem crimes perfeitos e nem amores verdadeiros quando envolve muito dinheiro. Logo Neff descobre que caiu em uma grande armadilha e, voltar atrás era tarde demais para ele.

Um conto de amor, traição e perdição

Que história! Que filme! Que noir apaixonante! Simplesmente perfeito. Pacto de Sangue é um clássico absoluto do cinema noir. Maravilhoso do começo ao fim.

Com um tom melancólico e sombrio, Pacto de Sangue tornou-se o precursor do gênero que marcou as décadas de 40 e 50. A narrativa envolvente te coloca dentro da história. Amamos e odiamos os personagens ao mesmo tempo, também sofrermos com eles.

Obra-prima do cineasta Billy Winder que tem um currículo versátil surpreendente, Pacto de Sangue foi um marco do cinema noir, a estética noir está presente em cada detalhe seja nas sombras das persianas ou no asfalto molhado das ruas sombrias de Los Angeles. A narração em off (típica desse estilo de filme) nos coloca a par dos acontecimentos, a maneira como o protagonista narra sua ruína tem um ar tão melancólico que é difícil não sentir pena dele.

O filme é sobre pessoas comuns que impulsionados por seus desejos carnais acabam cometendo os piores crimes. Quando o desejo vira loucura, a ruína é o único desfecho. Pacto de Sangue conta uma história de amor e perdição. 

Ficha técnica

Título original: Double Indemnity
Duração: 107 minutos
Gênero: Film-Noir, Policial, Suspense, Drama, Clássico
Classificação indicativa: 14 anos
País de origem: Estados Unidos da América
Ano de lançamento: 1944