domingo, julho 05, 2020
Pacto de Sangue (1944): grande clássico do cinema noir
Pacto de Sangue é um excelente exemplar do cinema noir. O jogo das sombras, a narrativa com seus diálogos inteligentes e afiados, o tom criminal desde o primeiro minuto da história, nada está fora do lugar. A direção foi de Billy Winder e o roteiro escrito por Raymond Chandler foi baseado no romance policial Thee of a King, de James. M Cain.
Fred MacMurray e Barbara Stanwyck em cena no filme "Pacto de Sangue" |
E, novamente o marido de Phyllis encontra-se viajando. Lógico que Neff não perderia essa oportunidade e galanteia a mulher, no entanto, ela faz uma proposta aparentemente absurda para o vendedor de seguros. Phyllis percebe o interesse do rapaz nela e vai até o apartamento do rapaz com a desculpa de devolver um chapéu que ele havia esquecido na casa dela. Mas ela aproveita para seduzir Neff.
Loucamente apaixonado, Neff decide entrar no jogo mortal de Phyllis. O casal de amantes planeja como se livrar do marido dela e assim poderiam viver essa paixão intensamente. Os dois planejam assassinar o marido de Phyllis, dessa forma todo o dinheiro do seguro de vida iria para a esposa, o crime seria realizado durante uma viagem de trem. Ambos conseguem realizar a façanha.
O crime aparentemente perfeito estava concretizado, no entanto, não existem crimes perfeitos e nem amores verdadeiros quando envolve muito dinheiro. Logo Neff descobre que caiu em uma grande armadilha e, voltar atrás era tarde demais para ele.
Um conto de amor, traição e perdição
Que história! Que filme! Que noir apaixonante! Simplesmente perfeito. Pacto de Sangue é um clássico absoluto do cinema noir. Maravilhoso do começo ao fim.Com um tom melancólico e sombrio, Pacto de Sangue tornou-se o precursor do gênero que marcou as décadas de 40 e 50. A narrativa envolvente te coloca dentro da história. Amamos e odiamos os personagens ao mesmo tempo, também sofrermos com eles.
Obra-prima do cineasta Billy Winder que tem um currículo versátil surpreendente, Pacto de Sangue foi um marco do cinema noir, a estética noir está presente em cada detalhe seja nas sombras das persianas ou no asfalto molhado das ruas sombrias de Los Angeles. A narração em off (típica desse estilo de filme) nos coloca a par dos acontecimentos, a maneira como o protagonista narra sua ruína tem um ar tão melancólico que é difícil não sentir pena dele.
O filme é sobre pessoas comuns que impulsionados por seus desejos carnais acabam cometendo os piores crimes. Quando o desejo vira loucura, a ruína é o único desfecho. Pacto de Sangue conta uma história de amor e perdição.
Ficha técnica
Título original: Double Indemnity
Duração: 107 minutos
Gênero: Film-Noir, Policial, Suspense, Drama, Clássico
Classificação indicativa: 14 anos
Duração: 107 minutos
Gênero: Film-Noir, Policial, Suspense, Drama, Clássico
Classificação indicativa: 14 anos
País de origem: Estados Unidos da América
Ano de lançamento: 1944