terça-feira, julho 28, 2020
Filme: O Corvo (1963)
"The Raven" é considerado um dos maiores clássicos do terror B de todos os tempos e foi baseado no poema gótico de Edgar Allan Poe, que você pode conferir AQUI traduzido por Fernando Pessoa.
Este clássico é uma comédia de fantasia com toques de terror macabro e gótico. E reuniu na mesma película, Vincent Price, Peter Lorre e Boris Karloff, grandes nomes do cinema de horror. Foi dirigido por Roger Corman a partir do roteiro de Richard Matheson. O lançamento aconteceu em 1963.
Quem conhece o poema "O Corvo" sabe que este é um dos mais tristes e melancólicos de Poe, onde a ave trás apenas a desilusão da perda em uma triste e solitária noite fria de dezembro. No entanto, aqui a história é narrada de forma leve, despojada, mas sem perder de vista seu caráter de horror macabro.
Chegando no castelo eles descobrem que na verdade tudo não passa de um embuste, e Lenore trocou Erasmus pelo poder e dinheiro de Scarabus, assim como Bedlo fazia parte para atrair Craven até à armadilha. Quando Craven, sua filha e Rexford são presos, Bedlo se arrepende do trato com Scarabus, este acaba sendo transformado novamente em corvo.
Desse momento em diante, a trama se desenrola de maneira cômica no confronto dos magos, numa burlesca luta até o duelo final que não é menos do que antológico e surpreende pelo bom nível dos efeitos especiais que dão vazão às mágicas de ambos os bruxos.
"O Corvo" é um filme bastante cultuado, que no meu ver, é merecido. Afinal, o roteiro é inteligente, a narrativa é recheada de reviravoltas, a fotografia e figurinos são um espetáculo.
Duração: 86 minutos
Categorias: Terror, Comédia, Fantasia, Clássico
Classificação: 10 anos
PECULIAR; DIVERTIDO; MACABRO