Filme: 12 Anos de Escravidão (2013) - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

quarta-feira, julho 29, 2020

Filme: 12 Anos de Escravidão (2013)

Viver em uma sociedade que respeite as diferenças ainda é um sonho, porém, acredito que esse sonho um dia se tornará realidade. "12 Years a Slave" é um drama épico tocante e cruel que conta a história real de Solomon Northup, um negro livre nascido no Estado de Nova Iorque que foi sequestrado em Washington, em 1841, e vendido como escravo.

O diretor Steve McQueen teve senso, tato e perícia para desenvolver este filme colossal. O roteiro foi escrito por John Ridley e o lançamento aconteceu em 2013.

Mereceu ganhar o Oscar de Melhor Filme, além de vencer também nas categorias de Melhor Atriz Coadjuvante e Melhor Roteiro Adaptado. Também recebeu indicações nas categorias de Melhor Diretor, Melhor Ator, Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Edição, Melhor Figurino e Melhor Direção de Arte.

O filme é baseado na autobiografia publicada em 1853 e relata uma parte da vida de Solomon Northup (Chiwetel Ejiofor), um homem negro e livre que residia em Saratoga - Nova York. Casado e pai de dois filhos, ele acaba sendo sequestrado durante uma apresentação de violino em Washington e é vendido como escravo na Louisiana.

A partir daí, a vida de Solomon muda completamente, ele sentiria na pele os horrores da escravidão. O filme nos mostra que não existia senhores de escravos bonzinhos, nem mesmo o mestre Ford (Benedict Cumberbatch), que aparentava ter bom coração. 

Um negro jamais poderia ter uma ideia genial, pois despertava a iria do seu senhor, como percebemos no invejoso Tibeats (Paul Dano).

Os abusos contra os escravos eram constantes, a violência praticada por Edwin Epps (Michael Fassbender) contra a sua escrava favorita, Tatsey (Lupita Nyong'o) eram de deixar qualquer pessoa indignada. Ou as agressões cometidas pela esposa de Epps, Mistress Epps (Sarah Paulson) contra a sua "rival".

Assistir o sofrimento que as pessoas escravizadas passavam é de cortar a alma, cada chicoteada que um escravo levava eu conseguia sentir a dor (a cena do impacto do chicote em um corpo nu eu jamais vou esquecer). 

Foram os 12 piores anos da vida de Soloman e quando a sua esperança de voltar a ser um homem livre já estava acabando, eis que surge um homem bom, no qual ele poderia confiar. Solomon relata sua triste trajetória de vida para Bass (Brad Pitt), um abolicionista que veio do Canadá. Esse desabafo mudaria para sempre a vida de Solomon.

"12 Anos de Escravidão" é um filme doloroso, que incomoda, mas necessário. Apresenta uma história verídica sobre as brutalidades praticadas contra os negros no sul dos Estados Unidos. A construção do enredo mostra com clareza a relação de posse que os brancos tinham sobre os negros. 

Os escravos eram tratados como uma mercadoria que foi adquirida com a finalidade de servir seus senhores, caso contrário, a punição era severa. Humilhações, chibatadas e castigos, assim era a vida das pessoas escravizadas nos Estados Unidos. 

"12 Anos de Escravidão" é um pequeno fragmento de um período repulsivo da história. É forte, é chocante, é brutal, também é a obra mais realista sobre a escravidão nos Estados Unidos. Com paisagens belíssimas, roteiro impecável e elenco de primeira, tornou-se uma obra-prima do cinema. 

Duração: 134 minutos
Categorias: Biografia, Histórico, Drama
Classificação: 14 anos
Filme: 12 Anos de Escravidão (2013)

DOLOROSO; AFLITIVO; PUNGENTE