Filme: Gritos e Sussurros (1972) - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

sábado, julho 25, 2020

Filme: Gritos e Sussurros (1972)

"Viskningar Och Rop" é uma verdadeira análise dos medos e angústias mais secretos nos seres humanos. Um drama familiar extremamente perturbador. Mas além da história impactante, o cenário é um vislumbre, aquele tom de vermelho é incrível.

Lançado em 1972, este filme sueco foi escrito e dirigido por Ingmar Bergman, diferenciando totalmente dos outros filmes do diretor, devido as cores saturadas, principalmente o vermelho. 

Recebeu indicações ao Oscar nas categorias de Melhor Figurino, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Original, Melhor Filme e venceu na categoria de Melhor Fotografia.

Nesta obra complexa nos deparamos com três imãs, Karin (Ingrid Thulin) e Maria (Liv Ullmann) estão reunidas na casa de campo, onde passaram toda a infância, para amenizar o sofrimento de Agnes (Harriet Andersson). Junto com as três irmãs está Anna (Kari Sylwan) a empregada leal e amorosa, que cuida de Agnes na sua fase terminal, mas está junto dela a mais de 12 anos.

Ao longo da trama acompanhamos os últimos momentos de vida de Agnes. A dor que a personagem sente transpassa ao espectador, a respiração forte asfixia qualquer pessoa que esteja do outro lado da tela.

"Gritos e Sussurros" não é um filme é de gestos e palavras, não existe trilha sonora, apenas ruídos, movimentos e murmúrios. A solidão de cada personagem é revelada ao olhar atento do espectador, que fica anestesiado diante de tudo que assiste.

Adentramos num universo das felicidades disfarçadas, pois tudo que vemos são mentiras, relações falsas, afetos sinceros não existem. São pessoas frias, distantes e atormentadas com seus medos e fantasmas. 

"Gritos e Sussurros" é simplesmente genial, é a alma humana sendo desnudada diante dos nossos olhos. Presenciamos mulheres que deveriam se amar por terem um elo sagrado, o mesmo sangue que corre nas veias, mas que por algum ou vários motivos se odeiam, mas se aturam por conveniências impostas pela sociedade. Já o desfecho é simples e singelo, transformando esta obra-prima em uma experiência inesquecível.

"Gritos e Sussurros" é para poucos, possui uma carga emocional muita alta, capaz de abalar o emocional das pessoas mais sensíveis, que podem ser afetadas por todos os sentimentos destrutivos apresentados no decorrer do filme. Por outro lado, quem gosta de filmes marcantes, com histórias inteligentes e profunda sensibilidade, certamente irá apreciar. Eu gostei, favoritei, mas não tenho estrutura psicológica para rever.

Duração:
106 minutos
Categorias: Drama, Clássico
Classificação: 16 anos

Filme: Gritos e Sussurros (1972)

SOBERBO; PERTURBADOR; AFLITIVO; MARCANTE