Filme: Minha Querida Anne Frank (2009) - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

quinta-feira, julho 02, 2020

Filme: Minha Querida Anne Frank (2009)

"Mi Ricordo Anne Frank" é um filme tocante, impossível não se emocionar com a história de Anne Frank, a garota corajosa que que sonhava em ser escritora e acabou vivendo os horrores da Segunda Guerra Mundial. O filme foi dirigido por Alberto Negrin, sendo inspirado no romance de Alison Leslie Gold e seu lançamento aconteceu em 2009.

Anne Frank (Rosabell Laurenti Sellerns) nasceu em 1929 em Frankfurt, na Alemanha. Mas logo sua família mudou-se para a Holanda onde ela conheceu sua melhor amiga Hanneli Goslar (Panna Szurdi). Anne tinha uma vida normal como qualquer adolescente da sua época, mas sua vida mudaria para sempre em 1933.

Nesse mesmo ano Adolf Hitler assume a Chancelaria Alemã e dá início a terrível perseguição contra os judeus. A família de Anne, juntamente com outros amigos conseguem um abrigo secreto no segundo andar de uma casa na Holanda. É nesse local que a garota comemora mais um ano de vida e anota em seu diário todos os horrores da invasão nazista.

No entanto, a SS descobre o esconderijo e Anne, sua família e todos os outros judeus que estavam no porão são enviados de trem para o campo Bergen-Bergen.

Assim que desembarcam, os judeus são separados entre idosos, homens, mulheres, jovens e crianças, para terem destinos diferentes. Após banho coletivo, uma mulher que comanda os trabalhos femininos nesse local, corta os cabelos de Anne.

Todas as mulheres vestem o mesmo tipo de uniforme e aAnne está aprisionada, tendo que trabalhar forçada, se alimentar com míseros pedaços de pão seco e impossibilitada de escrever. Ainda assim, a linda menina guerreira não desiste de sonhar e mantém viva a esperança que um dia será uma grande escritora. 

O desfecho dessa triste história todos nós conhecemos, mas de certa forma Anne conseguiu se tornar escritora, pois suas anotações durante o tempo que permaneceu no esconderijo transformaram-se em um livro e, atualmente é um dos livros mais traduzido em todo o mundo. Com certeza, onde Anne Frank estiver, está sorrido e feliz, pois valeu a pena sonhar e acreditar.

Os horrores vividos nos campos de concentração


"Minha Querida Anne Frank" é um filme modesto, de baixo orçamento, mas é bem feito e tem a capacidade de emocionar e passar ao público um pouco do sofrimento das pessoas aprisionadas nos campos de concentração nazista. Um exemplo é a cena da irmã de Hanneli, que não sabia o que era um bolo, nem chocolate, pois havia passado toda a infância dentro do campo de concentração.

No entanto, a cena mais tocante que jamais vou esquecer foi das crianças cantando em coro para Anne, todas alegres e atrás delas, uma "casa de banho", com fumaça saindo da chaminé, acompanhamos as crianças entrando naquela casa... o destino delas já podemos imaginar...

"Minha Querida Anne Frank" não é um grande filme, ainda assim é altamente recomendável por trazer ao público mais um triste recorte dos horrores ocorridos durante a Segunda Guerra Mundial.

Duração: 100 minutos
Categorias: Biografia, Histórico, Drama
Classificação: 12 anos
Filme: Minha Querida Anne Frank (2009)
COMOVENTE; DOLOROSO; REVOLTANTE