De Volta para o Futuro (1985): uma incrível viagem no tempo - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

quarta-feira, julho 01, 2020

De Volta para o Futuro (1985): uma incrível viagem no tempo

De Volta para o Futuro é uma excelente comédia do diretor Robert Zemeckis. Equilibrando criatividade, diversão e fascínio, o filme se tornou em um dos melhores sobre paradoxo do tempo. Zemeckis co-escreveu o roteiro junto de Bob Gale.

Dicas de Filmes Pela Scheila
Michael J. Fox e Christopher Lloyd em cena no filme "De Volta para o Futuro"

Sinopse - Na trama, acompanhamos as aventuras do jovem Marty McFly (Michael J. Fox) que reside na Califórnia, nos Estados Unidos. Sua família enfrenta alguns problemas. George McFly (Crispin Kauffeman), pai de Marty é intimidado constantemente pelo supervisor de trabalho.

Sua mãe Lorraine Baines (Lea Thompson) é uma mulher infeliz, está acima do peso e enfrenta problemas de alcoolismo. Dave (Marc McClure) e Linda (Wendie Jo Sperben) são irmãos de Marty e possuem os mesmos comportamentos dos pais.

Marty sonha em ser um astro do rock e inscreve sua banda para tocarem num evento da escola, porém são rejeitados. A namorada de Marty, Jennifer Parker (Claudia Wells) incentiva o jovem a não desistir dos seus sonhos.

Na madrugada do dia 15 de outubro de 1985, Marty encontra o cientista Dr. Emmett Bronw (Christopher Lloyd), que revela ter uma máquina do tempo. O cientista afirma que a "tal" máquina promove deslocamento temporal e é alimentada por uma fissão nuclear utilizando plutônio como combustível. Marty fica completamente encantado com a possibilidade de viajar no tempo. Mas algo acontece e Marty fica preso acidentalmente no ano de 1955.

Marty decide explorar a Hill Varley daquela década e acaba conhecendo George, seu pai ainda adolescente. O rapaz salva George de ser atropelada e sua mãe Lorraine, ainda adolescente, se apaixona por Marty (que é seu filho no futuro).

Perturbado com os flertes de Lorraine ele procura o jovem Dr. Brown. Marty tenta convencer o futuro cientista de que é um viajante do tempo e precisa da ajuda do doutor. No entanto, essa viagem de volta para o futuro não seria nada fácil, pois Marty interferiu no encontro dos seus pais e dessa forma, ele não existiria.

O jovem tenta consertar esse erro, mas a única coisa que consegue é aumentar o interesse de Lorraine por ele. Durante o baile "Encantamento do Fundo-do-Mar" muitas coisas acontecem e George acaba conhecendo Lorraine.

Entretanto, ainda falta Marty conseguir voltar para sua casa, depois de muitas atrapalhadas do Dr. Brown, o jovem volta, mas as aventuras não acabam por aí...

Um clássico absoluto

De Volta para o Futuro é um filme atemporal, um clássico oitentista que continua encantando gerações. Contando com um roteiro bem estruturado, com situações bem boladas e falas inteligente, direção competente e um elenco formidável que entrega ótimas performances, rapidamente se tornou um sucesso estrondoso de público e crítica. 

É daqueles filmes que podemos assistir centenas de vezes sem enjoar. Recomendo De Volta para o Futuro para todos, sem ressalva.

Ficha técnica

Título original: Back to the Future
Duração: 116 minutos
Gênero: Comédia, Ficção Científica, Aventura, Clássico
Classificação indicativa: Livre
País de origem: Estados Unidos da América
Ano de lançamento: 1985