Filme: Ata-Me! (1989) - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

domingo, julho 12, 2020

Filme: Ata-Me! (1989)

Dentre os filmes que assisti do diretor Pedro Almodóvar "Atame!" é o mais fraco. O roteiro foi escrito por Almodóvar em parceria com Yuyi Beringola. O lançamento aconteceu em 1989.


A trama inicia quando Ricky (Antonio Bandeiras) conquista a liberdade após passar anos em um reformatório psiquiátrico. Imediatamente, o rapaz procura Marina Osorio (Victoria Abril), uma bela mulher que é ex-atriz de filmes adultos e ex-viciada em heroína.

Marina está filmando um filme de terror 'B' do diretor Maximo Espejo (Francisco Rabal), que está tentando se recuperar de um sério derrame que o deixou preso em uma cadeira de rodas, mas nem isso impede os pensamentos inundados por delírios eróticos com sua musa.

Porém, Marina ignora-o e Ricky resolve invadir o apartamento dela. Ele exige ser marido e pai dos filhos de Marina, a jovem fica sem reação diante da agressividade e violência do invasor.

Ricky está completamente obcecado por Marina e decide deixá-la amarrada na cama até ela aprender a amá-lo. No entanto, algumas situações mudam o rumo dos acontecimentos.

Ricky é aceito pela sociedade como um homem normal, mas seus instintos são reflexos de uma vida desprovida de amor. Age com a impulsividade de um homem imaturo que não mede limites para atingir o objetivo de conquistar o amor da amada. Às vezes, ele se apresenta atento as necessidades de Marina e até se mostra benévolo em algumas situações, mas com a resistência da moça, ele se transforma em um homem perigoso.

Entretanto, Ricky consegue sensibilizar sua musa após retornar para o apartamento com o corpo cheio de hematomas, agressões sofridas em uma tentativa frustada para conseguir substâncias para ela. A partir daí inicia uma sequência de cenas sensuais e provocantes.

Pedro Almodóvar comentou sobre esta sequência: "As cenas de amor de Ata-Me! é aquela de que mais me orgulho; é absolutamente física e muito natural, muito alegre, e os personagens dizem coisas muito forte, mas de modo muito natural."

"Ata-me!" é o típico estilo almodoviano, com relações humanas sendo exploradas ao máximo, muitas reviravoltas, sensualidade, personagens complexos que se perdem e se reencontram dentro das suas próprias loucuras. É uma estranha história de amor, ora romântica, ora assustadora.

Se "Ata-me!" fosse lançado nos dias atuais certamente receberia uma enxurrada de críticas negativas devido seu conteúdo romantizar um relacionamento abusivo, porém, é importante ter em mente que se trata de um filme oitentista, eram outros tempos. 

Filme: Ata-Me! (1989)
A história em si é indigesta, mas a maneira como é contada torna-se interessante de acompanhar e os elementos inseridos na obra suavizam nossa sensação de repulsa.

As cores quentes são provocativas à nossa sensibilidade, assim como todo o conteúdo. O desfecho nos deixa atônitos, isso já é de praxe do cineasta, afinal seus filmes fogem do óbvio hollywoodiano. Por fim, "Ata-me!" não está entre os melhores filmes de Almodóvar, ainda assim é um ótimo romance policial.

INCÔMODO; OUSADO


Duração: 101 minutos

Categorias: Drama, Comédia, Policial, Romance
 
Classificação: 16 anos