Filme: Asas (1927) - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

domingo, julho 19, 2020

Filme: Asas (1927)

"Wings" é um épico de guerra de rara beleza e com uma importância histórica imensa, pois se trata do primeiro filme a receber o Oscar realizado em 1929. Naquela época não havia a categoria de Melhor Filme, sendo assim, foram entregues os prêmios de Melhor Produção para o referido filme e de Melhor Produção de Qualidade Artística para outro filme belíssimo "Aurora", lançado também em 1927.

A direção foi de William A. Wellman a partir do roteiro de Louis D. Lighton e Hope Loring. O filme foi classificado como "culturalmente significante" pela Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos e selecionado para preservação no Registro Nacional de Filmes da instituição.

A trama conta a história de dois pilotos de aviões militares da Primeira Guerra Mundial, Jack Powell (Charles "Buddy" Rogers) e David Armstrong (Richard Arlen), que são rivais na conquista da atenção da bela Sylvia Lewis (Jobyna Ralston).

Sua vizinha Mary (Clara Bow) está apaixonada pelo Jack, mas ele não parece estar interessado nela. Jack está aos encantos de Sylvia, mas não tem chances com ela porque Sylvia só tem olhos para David.

Quando a guerra começa a ecoar, Jack e David são treinados para serem pilotos. Submetidos a severo treinamento, os dois acabam esquecendo a rivalidade e se tornam grandes amigos. Encerrado os treinamentos, eles partem de navio até a França, para lutarem contra os alemães.

Disposta a tudo para ajudar Jack, Mary decide arriscar sua vida e sua carreira como enfermeira viajando para a Europa em busca de seu amado. Ela reencontra Jack em Paris, mas ele está muito bêbado e não a reconhece. A jovem fica constrangida com a situação e acaba sendo forçada pelos militares a dar baixa e voltar para a América.

O ponto alto do filme ocorre com a épica Batalha de Saint-Mihiel. David é atingido e dado como morto. Porém, ele sobrevive a aterrissagem forçada e rouba um biplano alemão. 

Ele tenta retornar para as linhas aliadas, mas no caminho é confrontado com Jack, que busca vingança pela "morte" do amigo. Sem imaginar o que estava fazendo, Jack derruba o avião em que David se encontra e, ao descer em busca de um souvenir, ele percebe o erro terrível que cometeu.

"Asas" foi o único filme a ganhar o Oscar de Efeitos de Engenharia e também foi o único filme mudo a ganhar o prêmio principal do Oscar até 2012, quando o prêmio de Melhor Filme foi concedido ao filme "O Artista". Também foi o último grande filme do período silencioso.

Fato curioso é que quando foi lançado, "Asas" conseguiu desbancar o filme "A General", que hoje é considerado uma obra-prima do cineasta Buster Keaton, mas na época foi um fracasso que deixou o comediante falido.

"Asas" é um clássico consagrado, não apenas por ter sido o primeiro filme a receber a estatueta do Oscar, mas pelos efeitos especiais e fotografia incríveis, a direção é magnifica e as atuações são perfeitas, além de ter uma trilha sonora marcante. É uma obra que encanta pela complexidade e grandiosidade, e que vale a pena ser apreciada com bastante atenção, afinal, é impossível ficar indiferente diante desta obra magistral do cinema.

Duração: 144 minutos
Categorias: Guerra, Épico, Romance, Drama, Clássico, Domínio Público
Classificação: Livre
Filme: Asas (1927)

IMPRESSIONANTE; PODEROSO; PUNGENTE