domingo, julho 19, 2020
Filme: Asas (1927)
"Wings" é um épico de guerra de rara beleza e com uma importância histórica imensa, pois se trata do primeiro filme a receber o Oscar realizado em 1929. Naquela época não havia a categoria de Melhor Filme, sendo assim, foram entregues os prêmios de Melhor Produção para o referido filme e de Melhor Produção de Qualidade Artística para outro filme belíssimo "Aurora", lançado também em 1927.
A direção foi de William A. Wellman a partir do roteiro de Louis D. Lighton e Hope Loring. O filme foi classificado como "culturalmente significante" pela Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos e selecionado para preservação no Registro Nacional de Filmes da instituição.
A trama conta a história de dois pilotos de aviões militares da Primeira Guerra Mundial, Jack Powell (Charles "Buddy" Rogers) e David Armstrong (Richard Arlen), que são rivais na conquista da atenção da bela Sylvia Lewis (Jobyna Ralston).
Quando a guerra começa a ecoar, Jack e David são treinados para serem pilotos. Submetidos a severo treinamento, os dois acabam esquecendo a rivalidade e se tornam grandes amigos. Encerrado os treinamentos, eles partem de navio até a França, para lutarem contra os alemães.
Ele tenta retornar para as linhas aliadas, mas no caminho é confrontado com Jack, que busca vingança pela "morte" do amigo. Sem imaginar o que estava fazendo, Jack derruba o avião em que David se encontra e, ao descer em busca de um souvenir, ele percebe o erro terrível que cometeu.
Fato curioso é que quando foi lançado, "Asas" conseguiu desbancar o filme "A General", que hoje é considerado uma obra-prima do cineasta Buster Keaton, mas na época foi um fracasso que deixou o comediante falido.
"Asas" é um clássico consagrado, não apenas por ter sido o primeiro filme a receber a estatueta do Oscar, mas pelos efeitos especiais e fotografia incríveis, a direção é magnifica e as atuações são perfeitas, além de ter uma trilha sonora marcante. É uma obra que encanta pela complexidade e grandiosidade, e que vale a pena ser apreciada com bastante atenção, afinal, é impossível ficar indiferente diante desta obra magistral do cinema.
Duração: 144 minutos
Categorias: Guerra, Épico, Romance, Drama, Clássico, Domínio Público
Classificação: Livre
IMPRESSIONANTE; PODEROSO; PUNGENTE