Filme: Suspeita (1941) - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

domingo, junho 14, 2020

Filme: Suspeita (1941)

"Suspicion" é um clássico do suspense psicológico dirigido pelo genial Alfred Hitchcock, que, além de dirigir e de fazer sua rápida participação, é também o produtor desta obra. O roteiro foi baseado no romance policial "Before the Fact", de Francis Iles.

Lançado em 1941, "Suspicion" ganhou o Oscar na categoria de Melhor Atriz, e recebeu indicações como Melhor Filme e Melhor Trilha Sonora Original de um Drama.

O filme começa com uma atmosfera romântica, mas se tratando de Hitchcock, logo surgem os primeiros sinais de um suspense psicológico refinado. Somos apresentados a Lina (Joan Fontaine), uma moça de 29 anos que mora com seus pais general McLaidlaw (Cedric Hardwicke) e a Sra. Martha (Dame May Whitty) , numa confortável casa de campo próxima de Londres.

Durante uma viagem de trem, ela conhece Johnnie Aysgarth (Cary Grant). Alguns dias depois, os dois voltam a se encontrar e, Lina se apaixona por ele, principalmente depois de ouvir um comentário de seus pais que a magoa profundamente. Seu pai também comenta que Johnnie não é uma pessoa idônea, pois é um jogador compulsivo.

Lina foge de casa para se casar e, depois de uma lua-de-mel nas principais cidades turísticas da Europa, o casal instala-se em uma mansão. É quando Lina descobre que Johnnie não tem um centavo, que pedira dinheiro emprestado a um amigo para bancar a lua-de-mel e alugar a casa, e para piorar ainda mais a situação, Johnnie não está interessado em trabalhar.

Gordon Beaky (Nigel Bruce), o melhor amigo de Johnnie se hospeda na casa do casal e revela a Lina que encontrara Johnnie nas corridas do hipódromo uma semana antes. Desconfiada, ela começa a investigar os passos do marido e acaba tendo uma decepção atrás de outra. Lina coagita na possibilidade de abandonar o marido, mas desiste. No entanto, mais fatos veem à tona levantando ainda mais suspeitas dela em relação ao marido.

Sou bastante suspeita para comentar sobre os filmes de Hitchcock, sou fã de suspense por causa de suas obras, sempre geniais. E, aqui temos mais um filme brilhante, nada escapa despercebido diante dos olhos do diretor, cada mínimo detalhe se torna uma peça fundamental na montagem deste quebra-cabeça recheado de dúvidas e paranoias.

"Suspeita" é um filme interessantíssimo que nos leva por situações inesperadas. Em cada cena surge uma nova suspeita e sentimos na pele as mesmas dúvidas de Lina. É a dubiedade cotidiana retratada com maestria. Mesmo sendo um dos filmes menores de Hitchcock, ainda assim, é um dos melhores suspense que assisti.

A fotografia em preto e branco cria uma atmosfera tensa, o jogo das sombras aumentam ainda mais nossas suspeitas em relação ao vilão da história. Única falha, ou melhor, derrapada do filme, está justamente no desfecho, que parece ser incoerente com a história, fato que se dá devido a pressão do estúdio que não aceitou o verdadeiro final, criado por Hitchcock, e pelas nossas mentes. Mesmo assim, "Suspeita" é um ótimo filme que merece ser visto.

Duração: 99 minutos
Categorias: Suspense, Thriller, Mistério, Clássico, Domínio Público
Classificação: 16 anos
Filme: Suspeita (1941)

INQUIETANTE; AFLITIVO