Filme: A Cor da Romã (1968) - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

quarta-feira, junho 17, 2020

Filme: A Cor da Romã (1968)

"Sayat Nova" é um filme extremamente poético e simbólico que ilustra a vida do poeta armênio Sayat Nova desde a sua infância até a morte. Filme de rara beleza e hipnotizante.

Lançado em 1968, foi dirigido e roteirizado por Sergei Paradjanov, sendo censurado e remontado pelas autoridades soviéticas. Em 1973, o diretor Sergei foi preso e só pode voltar a filmar na década de 80. O poeta armênio e trovador do século 18, Harutyun Sahakya, mais conhecido como Sayat Nova, foi assassinado por oficiais invasores do exército persa.

Essa trama não trata-se de uma biografia convencional do poeta, mas utiliza as liberdades artísticas para narrar a infância, juventude, fase adulta, velhice e morte de Sayat Nova. Conhecemos a infância do poeta, tingindo tecidos. Seus trabalhos na Corte Real, a paixão pela irmã do monarca, seus dias no monastério e a perseguição pelo exército persa.
Filme: A Cor da Romã (1968)
No entanto, o filme faz uso de uma infinidade de símbolos, que ao mesmo tempo embelezam a obra, mas também dificultam a sua compreensão, principalmente daqueles que não conhecem a obra o poeta.
Filme: A Cor da Romã (1968)
Toda a vida do poeta é retratada em composições e extratos de seus poemas, que mostram a cultura armênia medieval em um mundo repleto de mistérios e símbolos. As sequências do filme são constituídas de traduções da obra lírica do poeta de uma maneira difícil de compreender, mas que encanta pela arte.
Filme: A Cor da Romã (1968)
"A Cor da Romã" é uma trama carregada de simbolismos religiosos, culturais e sexuais. Sendo um filme que solicita um exercício de intuição e subjetividade para admirar a sua arte, é importante se envolver pela beleza das imagens.
Filme: A Cor da Romã (1968)
Como não conhecia a obra do poeta Sayat Nova, confesso que não entendi muita coisa desse filme, por isso fiquei limitada para escrever sobre a trama. Mas já nos primeiros 10 minutos parei de tentar entender a história e passei a admirar a beleza das cenas, das imagens apresentadas, seus figurinos, a coreografia encantadora e a expressividade dos artistas.
Filme: A Cor da Romã (1968)
"A Cor da Romã" é sem dúvida um dos maiores exemplares não-narrativos do cinema. A composição das cores e dos elementos da atuação é fascinante, passa a sensação de que estamos assistindo pinturas de arte com vida. É um filme essencial para os amantes da poesia.
Filme: A Cor da Romã (1968)
"Das cores e aromas deste mundo, minha infância fez uma lira de poeta e a ofereceu a mim."

POÉTICO; INTIMISTA

Duração: 79 minutos
Gênero: Biografia, Musical, Drama
Classificação: 10 anos