Filme: Relíquia Macabra (1941) - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

terça-feira, maio 26, 2020

Filme: Relíquia Macabra (1941)

"The Maltese Falcon" foi o primeiro filme que assisti do gênero noir e foi amor à primeira vista, seja pelo filme ou por este gênero tão fascinante que ficou perdido nas areias do tempo. 


Esse clássico foi dirigido e roteirizado por John Huston com base no romance homônimo de Dashiel Hammett. Lançado em 1941, foi indicado ao Oscar nas categorias de Melhor Filme, Melhor Ator Coadjuvante e Melhor Roteiro Adaptado. É considerado um dos melhores filmes de todos os tempos, também é o primeiro grande noir. 

A trama conta a história de um grupo de pessoas obcecadas por uma estátua de um pássaro banhado em ouro que tem jóias valiosas escondidas em seu interior.

Por causa dessa estátua, a misteriosa Mary Astor (Mary Astor) procura o detetive particular San Spade (Humphrey Bogart) e lhe conta uma história bastante suspeita.

Sam percebe que a mulher está mentido, e a noite seu sócio é assassinado enquanto estava trabalhando neste caso. Logo Sam percebe que se envolveu numa perigosa trama em busca de uma estátua. Durante as investigações, Sam vai conhecendo pessoas misteriosas que escondem segredos obscuros.

Agora o detetive preciso descobrir se realmente existe o tal falcão, além de tentar buscar respostas para inúmeras perguntas que surgem durante a trama.

Com um desfecho surpreendente, "Relíquia Macabra", também conhecido por "O Falcão Maltês", é um film-noir indispensável no currículo de qualquer apreciador do bom cinema. A história é envolvente, a tensão é crescente e os diálogos são afiadíssimos.

Há outras duas adaptações para o cinema, mas "Relíquia Macabra" se destacou dos demais por ser mais fiel ao livro. Foi sucesso de crítica e de público, tornando-se um dos mais célebres noirs de todos os tempos.

O filme também popularizou o "gênero negro" com alguns elementos que deram origem a centenas de outras obras: o detetive inescrupuloso; a mulher fatal; o jogo de sombras e luzes; a predominância de eventos soturnos, entre outros. O lado negro está sempre presente, seja na moralidade dúbia do protagonista ou no cinismo de todos os personagens, aqui todos são culpados até que se prove o contrário. 

Filme: Relíquia Macabra (1941)
"Relíquia Macabra" é daqueles filmes ao assistir, jamais se esquece. É uma obra-prima do cinema americano. O roteiro bem construído (às vezes soa confuso) te leva por caminhos questionáveis, onde nada e ninguém é confiável. Resumindo, "Relíquia Macabra" se torna mais fascinante a cada revisitada por sua riqueza de detalhes. 

FENOMENAL; INTRIGANTE; TENSO; SOFISTICADO



Duração: 80 minutos

Categorias: Film-Noir, Policial, Suspense, Clássico, Domínio Público
 
Classificação: 12 anos