Filme: Fortuna Maldita (2018) - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

domingo, maio 24, 2020

Filme: Fortuna Maldita (2018)

"Sebelum Iblis Menjemput" é um filme de terror indonésio original da Netflix lançado em 2018. A direção ficou por conta de Timo Tjahjanto que também escreveu o roteiro. 

Na trama, Alfie (Chelsea Islan) é uma garota revoltada, que traz cicatrizes cravadas na alma de um passado traumático. Ela vai visitar o pai, Lesmana (Ray Sahetapy), que está hospitalizado vítima de uma doença desconhecida. No hospital, Alfie reencontra a causadora de toda sua revolta, a madrasta Laksmi (Karina Suwandhi). Também estão no hospital seus meios-irmãos; Maya (Pevita Pearce), Nara (Hadijah Shahab) e Ruben (Samo Rafael).

Enquanto se aproxima da cama do seu pai, Alfie tem uma visão cabulosa. A jovem que estava afastada do pai desde que este abandonou ela e sua mãe para casar-se com Laksmi, resolve visitar a casa de campo, onde ela vivia feliz com o pai e a mãe. 

No entanto, Laksmi e seus filhos também resolvem visitar a casa de campo para avaliar o local com a intenção de vender para quitar as dívidas que Lesmana contraiu desde que faliu. Quando ocorre o encontro de Alfie com a nova família de seu pai, novamente surgem faíscas. 

Laksmi obriga os filhos a fazer uma varredura na casa em busca de documentos, porém, eles acabam retirando um selo que protegia o porão, e libertam uma poderosa entidade, que imediatamente se apodera do corpo da mulher. 

O mal rapidamente se espalha pelo local, colocando em teste a resistência dos sobreviventes. Alfie, que presencia aterrorizada tudo que ocorre com a madrasta, descobre da pior maneira, que seu pai, no passado, fez um pacto com o demônio, e com ajuda de uma sacerdotisa do mal (Ruth Marini), entrega a alma dos familiares. Agora, para sobreviver, ela precisa quebrar o pacto.

"Fortuna Maldita" foi um filme de terror que me surpreendeu bastante. No inicio pensei que fosse mais um filme do gênero, repleto de clichês e sustos fáceis, "quebrei a cara", pois trata-se de uma obra competente, com ótimos efeitos, uma trilha sonora sinistra e um clima claustrofóbico que predomina durante toda a trama. 

O enredo é simples, mas bem elaborado, atravessando pelos subgêneros: inicia como um terror psicológico, logo passa para o terror gore e finaliza com o terror sobrenatural. Os jumpscares estão presentes, porém aparecem com menos frequência. "Fortuna Maldita" não chega a ser perfeito, apresenta alguns probleminhas não longo da narrativa, mas certamente é um filme acima da média que agrada até os fãs mais exigentes.
"Dívidas se pagam com almas."

Duração: 110 minutos
Categorias: Terror
Classificação: 18 anos
Filme: Fortuna Maldita (2018)

BIZARRO; SINISTRO; HORRIPILANTE