Filme: Joana D'Arc de Luc Besson (1999) - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

domingo, maio 31, 2020

Filme: Joana D'Arc de Luc Besson (1999)

"The Messenger: The Story of Joan of Arc" é um épico muito bonito que conta a trajetória da heroína francesa Joana, uma mulher a frente do seu tempo que foi taxada como louca por lutar contra os opressores.

Lançado em 1999, não se trata filme histórico, ainda assim não perdeu sua grandiosidade. Contou com a direção do renomado cineasta Luc Besson que também escreveu o roteiro em parceria com Andrew Birkin. 
Filme: Joana D'Arc de Luc Besson (1999)
O ano é 1412. Nasce em Domrémy, na França, uma linda menina que recebe o nome de Joana. Ainda jovem, ela desenvolve uma religiosidade tão intensa que a fazia se confessar várias vezes ao dia.

Os tempos eram árduos, a Guerra dos Cem Anos com a Inglaterra se prolongava desde 1337. Em 1420, Henrique V e Carlos VI assinam o Tratado de Troyes, declarando que após a morte de seu rei a França pertenceria a Inglaterra.

No entanto, ambos os reis morrem, Henrique VI se torna o novo rei dos dois países, mas tem poucos meses de idade e Carlos (John Malkovich), o delfim da França, não deseja entregar seu reino para uma criança.
Filme: Joana D'Arc de Luc Besson (1999)
Nesse meio tempo, os ingleses invadem a França e ocupam Compiègne, Reims e Paris, com o rio Loire detendo o avanço dos invasores. Carlos foge para Chinon, mas ele deseja realmente ir para Reims, onde por tradição os soberanos franceses são coroados, mas como os ingleses dominam a região, isto se torna um problema.

Eis que surge Joana (Milla Jovovich), ela se intitular a "Donzela de Lorraine" e com uma determinação inabalável diz a todos que encontra-se em uma missão divina para libertar a França dos ingleses.
Filme: Joana D'Arc de Luc Besson (1999)
Desesperado por uma solução, o delfim resolve lhe dar um exército, com o qual ela recupera Reims, onde o delfim é coroado Carlos VII. Mas se para ele os problemas tinham acabado, para Joana seria o início do seu fim.
Filme: Joana D'Arc de Luc Besson (1999)
Conforme mostrado no filme, desde criança Joana d`Arc foi muito ligada às questões religiosas, ela frequentava assiduamente a igreja. E, no mesmo dia que teve sua primeira visão, ela testemunhou o estupro e a morte da irmã por um invasor inglês, durante muito tempo ela se culpou por este acontecimento.

Contudo, os fatos narrados no filme não são verídicos, a trama mostra diversas interpretações para as visões tidas por Joana: poderiam ser simplesmente frutos de uma loucura ou do seu desejo de vingança contra os ingleses; poderiam também ser situações banais que ganharam ares sobrenaturais.
Filme: Joana D'Arc de Luc Besson (1999)
"Joana D'Arc de Luc Besson" explora questionamentos bem interessantes induzindo o espectador a refletir. O filme também procura desmontar os significados que foram atribuídos a morte de Joana ao longo dos séculos, ela deixa de ser mártir para se tornar vítima de um contexto que ela não compreendia.

Santa ou bruxa; mensageira de Deus ou mentalmente perturbada; quem realmente foi Joana D'Arc? Essas incógnitas jamais serão respondidas. Uma jovem mulher que conduziu um exército, salvou seu país, mas foi condenada a morte na fogueira.  No geral, "Joana D'Arc de Luc Besson" não é nenhuma obra-prima do cinema, mas é um bom filme que merece ser assistido.
Filme: Joana D'Arc de Luc Besson (1999)

COMOVENTE; REFLEXIVO

Duração: 148 minutos
Gênero: Biografia, Épico, Drama, Aventura
Classificação: 12 anos