Filme: Psicose (1960) - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

sexta-feira, maio 22, 2020

Filme: Psicose (1960)

"Psycho" é daqueles filmes inesquecíveis, uma verdadeira obra de arte que todos precisam assistir ao menos uma vez na vida. A filmeagem em preto em branco foi por critério de Alfred Hitchcock (diretor do filme) que considerava o filme "sangrento" demais, caso fosse em cores, seria muito violento para a época.

O roteiro escrito por Joseph Stefano, foi baseado no livro homônimo de Robert Bloch. A trama apresenta uma mistura de suspense e insanidade que nos prende na história do início ao fim. Cada cena é uma surpresa.

Lançado em 1960, recebeu indicações ao Oscar nas categorias de Melhor Diretor, Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Fotografia e Melhor Direção de Arte.

Na trama, acompanhamos a secretária Marion Crane (Janet Leigh) que se apossa de 40 mil dólares da imobiliária onde trabalhava. A moça pede dispensa ao chefe por estar com uma forte dor de cabeça, mas a intenção dela era fugir com todo o dinheiro. Ela viaja sem rumo no seu próprio carro por dois dias, até chegar no Bates Motel, um lugar isolado.

Ela é recepcionado por Norman Bates (Anthony Perkins), um sujeito muito esquisito e dominado pela mãe. Marion pretendo passar a noite no Bates Motel e depois voltar para consertar seu erro, mas ela não imaginava o que estava prestes a acontecer nesse lugar.

Depois do jantar, a garota vai para o seu quarto e decide tomar banho e, alguém invade o banheiro e dá vários golpes de faca nela que está totalmente indefesa. Norman entra no banheiro e encontra Marion morta, ele limpa todo o local e se desfaz do corpo. 

Preocupada com o sumiço da irmã, Lila Crane (Vera Miles) faz de tudo para encontrá-la e conta com a ajuda do namorado da irmã, Sam Loomis (John Gavin) e do detetive Arbogast (Martin Balsam). Quando eles descobrem que Marion esteve no Bates Motel, vão até o local e se deparam com algo surpreendente.

"Psicose" foi o filme mais assustador, cruel, sádico e voyeur produzido por Hitchcock. Pode-se dizer que essa obra fascinou as plateias do mundo todo. O filme não é terror propriamente dito e sim um excelente suspense psicológico, daqueles que causam um impacto irreversível em quem o assiste, pois mesmo com o passar doa anos é impossível esquecer algumas cenas. 

"Psicose" é um clássico absoluto do gênero, mantendo sempre seu lugar de destaque entre os melhores filmes já produzidos. A sequência do chuveiro (inesquecível) e a trilha sonora (impactante) se tornaram um marco na história do cinema. 

A cena do assassinato dura 45 segundos, mas é uma das mais lembradas pelo público, o curioso é que até quem nunca assistiu o filme conhece a cena. Mesmo passado quatro décadas do lançamento, "Psicose" continua fascinando o público por ser um terror poético, capaz de fazer o coração bater mais depressa sem apelar para a violência explícita.

Duração: 109 minutos
Categorias: Thriller, Mistério, Terror, Clássico
Classificação: 14 anos
Filme: Psicose (1960)

TENSO; IMPACTANTE; MARCANTE