Filme: O Poderoso Chefão (1972) - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

domingo, abril 12, 2020

Filme: O Poderoso Chefão (1972)

"The Godfather" é um clássico eternizado dos anos 70. Obra-prima de valor incalculável do cinema mundial, retrata a ação da máfia italiana durante os anos 40. Sem dúvida, é um dos filmes mais importantes de toda a história do cinema, sendo considerado o melhor filme de gângster de todos os tempos.


Excelente roteiro, direção, fotografia, figurinos, diálogos, atuações, trilha sonora, enfim,  é um filme completo.  Foi dirigido por Francis Ford Coppola, que também também assina o roteiro, sendo baseado no livro homônimo do escritor Mario Puzzi. 

Lançado em 1972, venceu o Oscar nas categorias de Melhor Filme, Melhor Ator e Melhor Roteiro Adaptado, também recebeu indicações de Melhor Diretor, Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Edição, Melhor Figurino, Melhor Mixagem de Som e Melhor Trilha Sonora.

A história acontece no verão de 1945. Somos apresentados ao mundo da poderosa família Corleone que detém boa parte dos negócios ilegais em Nova York. Conhecemos Don Vito Corleone (Marlon Brando), gângster patriarca da família, o poderoso chefão que controla tudo e todos.

Ele está preparando Santino 'Sanny' Corleone (James Caan) para ser o sucessor dos negócios, deixando o rapaz por dentro de todas as transações. Enquanto isso, Michael Corleone (Al Pacino) é um herói da Segunda Guerra Mundial que vive tranquilamente como um cidadão civil comum.

A tranquilidade da família Corleone é quebrada quando surge o interesse de outras famílias de mafiosos em introduzir o tráfico de drogas na cidade. O patriarca se posiciona contra e essa atitude gera uma série de atentados criminosos contra sua família, com o objetivo de conseguirem o apoio dos Corleone.

Don Corleone é baleado pelas costas e consegue sobreviver. No hospital, ele sofre outra tentativa de assassinato, mas seu filho Michael salva o pai e jura vingança contra Virgil Sollozzo (Al Lettieri) e o McCluskey (Sterling Hayden). Após esse acontecimento. Michael foge para Sicília, na Itália, onde constitui matrimônio com Apollonia Vitelli (Simonetta Stefanelli).

Enquanto a polícia tenta impedir as atividades da máfia, uma guerra inicia entre os Corleones e membros das cinco famílias rivais. Sonny, Michael e Apollonia sofrem atentados e diante de várias tragédias consecutivas, Don Corleone negocia a paz entre as famílias.

No entanto, Michael se recupera e volta para os Estados Unidos, passado um ano ele se casa com sua antiga namorada Kay Adams (Diane Keaton), e assume o posto do pai no comando da máfia.

No momento que Vito Corleone brinca com seu neto, ele desmaia e acaba entrando em óbito. Durante velório, Michael marca um encontro com um patriarca de uma família rival. No entanto, esse encontro era uma armadilha para matar Michael.

À princípio, o filme parece ser uma simples história sobre mafiosos, mas adentrando na história, o espectador se depara com uma trama complexa e muito bem elaborada. É necessário prestar bastante atenção para descobrir quem traiu quem, porque um matou o outro, e por aí vai...

"O Poderoso Chefão" é um filme atemporal, excepcional e de valor incalculável. Os planos foram minunciosamente pensados e são repletos de significados que somente os espectadores mais atentos conseguem captar. A atmosfera do filme deixa-nos apreensivos e, mesmo as cenas violentas são sutilmente trabalhadas para não causarem choque no público.

Filme: O Poderoso Chefão (1972)
Marcante e realista, "O Poderoso Chefão" é um retrato perfeito de como a máfia era boa e cruel ao mesmo tempo. Com cenas memoráveis, é impossível desgrudar os olhos da tela por um segundo sequer. Agregar algo menos que perfeição é diminuir o poder desta obra irretocável do cinema. É um filme para jamais ser refilmado. 

"Um homem que não se dedica à família jamais será um homem de verdade."

PODEROSO; TENSO; SOFISTICADO; MARCANTE

Duração: 175 minutos

Categorias: Gângster, Drama, Policial, Clássico, Neo Noir
 
Classificação: 14 anos