Filme: Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida (1981) - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

sexta-feira, abril 17, 2020

Filme: Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida (1981)

"Indiana Jones and the Raiders of the Lost Ark" é um clássico da década de 80. Uma aventura inesquecível que marcou a infância de muita gente (incluindo a minha). O filme foi dirigido por Steve Spielberg a partir do roteiro de Lawrence Kasdan. Devido o imenso sucesso de público e crítica, surgiram mais três sequências.


Lançado em 1981, venceu o Oscar nas categorias de Melhores Efeitos Visuais, Melhor Direção de Arte, Melhor Montagem, Melhor Montagem de Som e Melhor Mixagem de Som, também recebeu indicação como Melhor Filme, Melhor Melhor Diretor, Melhor Fotografia e Melhor Trilha Sonora.

Em 1999, o filme foi selecionado para preservação pelo National Film Rgistry da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos, sendo considerado "culturalmente, historicamente e esteticamente significante".

Essa aventura começa na selva peruana, onde Indiana Jones (Harrison Ford) acaba violando uma tumba e rouba um importante símbolo, mas ele acaba perdendo o símbolo para um vilão. Pouco tempo depois, Indiana Jones recebe a missão de chegar até a Arca Perdida antes dos nazistas.

Jones vai para o Nepal encontrar Marion Ravenwood (Karen Allen) e é recebido com um tapa no rosto. No entanto, os nazistas chegaram antes que Jones na região e invadem o bar de Marion, capturando a moça.

Do Nepal, eles seguem rumo ao Cairo, no Egito. Os nazistas conseguem pegar a Arca Perdida, que de acordo com a Bíblia, conteria "Os Dez Mandamentos" e que seria uma ligação misteriosa com Deus.

Agora Indiana Jones precisa impedir que a Arca Perdida vá parar em mãos erradas, pois diz a lenda que quem possuir a arca, terá um poder invencível. Além de salvar Marion das mãos dos seus inimigos.

O interessante deste filme é que Indiana Jones não é nenhum super-herói. Ele é vulnerável, uma pessoa normal em uma situação extrema que leva tombos, se machuca, tem que tomar diversas decisões, em algumas ele acerta, em outras não. Uma pessoa semelhante a qualquer um de nós.

Filme: Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida (1981)
"Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida" é muito mais que uma simples aventura, é comédia, é drama, é romance, todos bem distribuídos em pequenas pitadas que dão o equilíbrio perfeito a obra. Temos aqui um ótimo exemplar de que um roteiro simples e inteligente são os ingredientes fundamentais para deixar um filme marcante e inesquecível. São os pequenos detalhes espalhados por toda a trama que encantam o público ao longo das décadas.

ELETRIZANTE; TENSO; DIVERTIDO



Duração: 105 minutos

Categorias: Aventura, Ação, Clássico

Classificação: Livre