Filme: Festim Diabólico (1948) - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

quarta-feira, abril 22, 2020

Filme: Festim Diabólico (1948)

"Rope" é um dos melhores suspenses que assisti e um dos meus preferidos do grande diretor Alfred Hitchcock. Quem já assistiu algum filme do mestre do suspense sabe que a sua genialidade era capaz de colocar o espectador dentro da história. No caso deste clássico somos cúmplices dos assassinos, pois sabemos tudo sobre o ocorrido e, com o 'coração na mão' desejamos para que a verdade prevaleça.


O roteiro de Arthur Laurents é baseado em fatos verídicos do famoso caso Leopold-Loeb, em que dois estudantes da Universidade de Chicago cometeram um crime semelhante ao narrado no filme.

Por ser verídico, torna-se ainda mais chocante devido a frieza dos envolvidos, são assassinos que matam simplesmente pelo prazer de matar e por acreditarem que eram capazes de cometer um crime perfeito.

"Rope" foi o primeiro filme produzido em cores por Hitchcock, sendo filmado em um único cenário com apenas oito cortes. É algo impressionante, pois o filme ficou perfeito, uma obra-prima do cinema e um dos suspenses mais fortes de todos os tempos. É impossível desgrudar os olhos da tela.

Nessa trama formidável, acompanhamos os jovens universitários Brandon (John Dall) e Philip (Farley Granger), eles resolvem matar o amigo David Kentley (Dick Horgan), apenas por se considerarem intelectualmente superiores.

Com toda frieza, eles usaram uma corda para matar o amigo e em seguida esconderam o corpo do rapaz num grande baú na sala. Mas para se sentirem ainda mais superiores, os dois decidiram dar uma festa no apartamento e usam o baú como mesa onde ficará as bebidas e alimentos oferecidos para os convidados.

No entanto, os assassinos ainda não estavam satisfeitos, eles convidam o pai do rapaz assassinado, o Sr. Kentley (Cedric Hardwcke) e também Janet Walker (Joan Chandler), noiva de David, para jantar no apartamento. 

Além de outros convidados como a Sra. Wilson (Edith Evanson), a Sra. Atwater (Constance Collíer) e Rupert Cadell (James Stewart), professor da dupla de assassinos que no decorrer do janta observa os jovens, captando algumas pistas que o deixa intrigado.

Brandon fica cada vez mais arrogante e seu amigo Philip acaba ficando mentalmente desgastado, essas atitudes deixam Rupert desconfiado que algo havia acontecido no apartamento durante a tarde. O desfecho é inteligente e perfeito.

"Festim Diabólico" merece todos os elogios, pois é um dos melhores filmes já produzido. A história é simples, quase teatral, mas carrega a fórmula mais pura do suspense, os diálogos são inteligentes e cada detalhe, por menor que seja, é suficiente para manter o espectador preso na trama. É fascinante acompanhar o desenrolar da história e, por 80 minutos nos sentimos parte da trama, somos um personagem invisível que está onipresente e onisciente.

Hitchcock consegue mostrar os transtornos da psicopatia de uma maneira clara e objetiva, no filme qualquer espectador é capaz de captar a frieza do psicopata e como o mesmo exalta seu próprio ego, se vangloriando do seu potencial - de assassino.

Filme: Festim Diabólico (1948)
E tem mais, quem lê "Festim Diabólico" nas entrelinhas capta algo que era tabu em 1948, mas está ali, encoberto e revelado ao mesmo tempo.

"Festim Diabólico" é um filme único, atemporal, inteligente, genial e perfeito. Um pequeno diamante lapidado que se torna mais valioso conforme os anos passam. E, mais uma vez declaro o meu amor pelas obras de Alfred Hitchcock que são impecáveis.

GENIAL; TENSO; INSTIGANTE; INESQUECÍVEL

Duração: 80 minutos

Categorias: Thriller, Suspense, Policial, Drama, Clássico, Domínio Público

Classificação: 16 anos