As Memórias de Marnie (2014): animação japonesa sobre amadurecimento - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

terça-feira, abril 21, 2020

As Memórias de Marnie (2014): animação japonesa sobre amadurecimento

As Memórias de Marnie é um filme de animação japonesa deslumbrante do Studio Ghibli. Foi escrito e dirigido por Hiromasa Yonebayashi, sendo baseado no romance When Marnie Was There, de Joan G. Robinson

Dicas de Filmes Pela Scheila
Cena do filme "As Memórias de Marnie"

Sinopse - A trama conta a história de Anna Sasaki (Sara Takatsuki), uma adolescente de 12 anos idade que vive em Sapporo. Após desmaiar na escola, Yoriko (Nanako Matsushima), sua mãe adotiva, revela ao médico que a garota tem asma e decide enviá-la para longe do ar poluído de Sapporo, numa pequena aldeia nas margens do norte de Hokkaido para ficar com seus parentes, Kiyomasa (Susumu Terajima) e Setsu (Toshie Negishi).

Após algum tempo, Anna escreve um cartão postal para Yoriko e vai até o correio para enviá-la. A garota vê uma grande mansão velha do outro lado e sente vontade de chegar perto da casa, e vai andando através da água em direção à mansão. Na volta, ela percebe que as luzes da casa se acenderam.

Anna comenta com Setsu e Kiyomasa sobre a casa e eles dizem que é impossível ter visto as luzes, porque ninguém morou mais lá desde a família de estrangeiros que viveram décadas atrás. Durante a noite, a garota tem um sonho estranho: ela está caminhando em direção à mansão e vê uma menina loira que tem seu cabelo escovado por uma mulher idosa através da janela.

Setsu fica preocupada com Anna, pois a garota não sai de casa e, um amigo de Setsu convida a menina para o festival de Tanabata. Durante o festival, Anna acaba se desentendo com outra garota e sai correndo desesperada local.

Andando sem rumo, a garota começa a chorar, ela se depara com um barco às margens do pântano. Anna sobre no barco e vai em direção a velha casa. A menina loira que Anna vê em seus sonhos aparece e logo elas se tornam grandes amigas.

Marnie (Kasumi Arimura) se torna a melhor e única amiga de Anna, mas um dia, Marnie e tudo na casa desaparece. A solidão volta a atormentar a vida de Anna. A garota conhece Hisako (Hitomi Kuroki), que está pintando a casa de Marnie em uma encosta e avisa a menina que uma família comprou a casa e está reformando-a.

Assustada, Anna corre para a casa, e encontra Sayaka (Hana Sugisaki). A menina lhe diz que encontrou o diário de Marnie em seu quarto. Após ler atentamente o diário de mais de 70 anos, Anna percebe que tudo o que ela tem seido para Marnie está tudo escrito naquele caderno. Sayaka e Anna se tornam amigas e tentam descobrir o que ou quem realmente é Marnie.

Um dia, Marnie reaparece, enquanto as duas colhem cogumelos. A partir daí as revelações começam a aparecer, algumas previsíveis, outras nem tanto. Aa emoção toma conta dos personagens e dos espectadores.

Um poesia em movimento

Em As Memórias de Marnie contemplamos o cuidadoso trabalho característico do estúdio com os  efeitos sonoros detalhistas, o contato com a natureza e a beleza estonteante de uma pintura em movimento. Entretanto, neste filme o onírico dá espaço para a impiedosa e cruel realidade. O filme aborda temas como adoção, solidão e traumas da infância.

A relação que Anna desenvolve com Marnie é algo que vai além de amizade, é uma ligação de almas. Existe uma profunda admiração, é como se uma representasse tudo aquilo que a outra gostaria de ser e, juntas elas pudessem fugir de suas realidades, ambas solitárias e dolorosas.

As Memórias de Marnie mescla beleza, encantamento, mistérios e sensibilidade e vai crescendo gradativamente durante os 103 minutos de obra. É uma animação tão humana quanto eu ou você que está lendo.

Ficha técnica

Título original: Omoide no Marnie
Duração: 103 minutos
Gênero: Animação, Família, Mistério, Drama
Classificação indicativa: Livre
País de origem: Japão
Ano de lançamento: 2014