Filme: A Dama Oculta (1938) - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

sexta-feira, abril 10, 2020

Filme: A Dama Oculta (1938)

"The Lady Vanishes" é daqueles clássicos que prendem nossa atenção já nos primeiros minutos. Uma das coisas mais interessantes deste filme é que as cenas de mistério se misturam com os momentos engraçados. As pequenas doses de humor aumentam ainda mais o suspense.

O filme é britânico, dirigido pelo genial Alfred Hitchcock e lançado em 1938. O roteiro foi baseado na obra "The Wheel Spins" de Ethel Lina White.

A história inicia em um pequeno vilarejo da Europa Oriental, quando os passageiros de um trem precisam dormir num pequeno hotel devido uma grande nevasca.

Durante essa estádia no hotel, a jovem Iris Matilda (Margaret Lockwood) conhece a Sra. Miss Froy (Dame May Whitty) e combinam de se encontrar no dia seguinte, durante a viagem. E na viagem, ambas ficam amigas.

Mas pouco tempo depois de iniciar a viagem, a governanta desaparece misteriosamente, isso deixa Iris intrigada e preocupada. A jovem inicia uma busca pela Sra. Froy, mas todas as pessoas afirmam não terem vista a idosa no trem.

Iris fica desesperada e acaba convencendo o musicólogo Gilbert Redman (Michael Redgrave) de que algo muito estranho aconteceu com a Sra. Froy. O casal inicia uma investigação para solucionar o caso, mas o que eles vão descobrindo ao longo das investigações é algo muito, mas muito maior do que poderiam imaginar.

Cada nova descoberta aumenta o mistério sobre o sumiço da Sra. Froy e a ligação dos passageiros com o desaparecimento vai sendo revelada aos poucos. O desfecho é eletrizante.

Neste filme, Hitchcock faz uso, pela primeira vez de praticamente um único cenário para as gravações, e ele voltaria a utilizar em outros filmes como "Festim Diabólico", "Um Barco e Nove Destinos", "Disque M para Matar". A história praticamente inteira se desenvolve no trem.

A trama foi muito bem elaborada, pois quando os passageiros embarcam no trem, o espectador já conhece os personagens devido a parada que todos fizeram no hotel, e suas confusões durante essa pernoitada.

Quando a viagem inicia, embarcamos no trem e fazemos essa viagem juntos com os personagens. E, da mesma forma que Iris, ficamos preocupados com o desaparecimento da Sra. Froy e queremos desvendar esse mistério. Cada cena nova nos oferece peças para organizar esse quebra-cabeça, e o mistério se transforma em um grande suspense, passando para um terror psicológico tenso.

"A Dama Oculta" pode não ser uma obra-prima do cinema, mas é um filme superior, que manterá o espectador interessando na história até o final. Tem charme, ironia, humor, suspense e muito mistério. É um filme de Hitchcock que lembra a literatura de Agatha Christie. Assistir este filme é uma experiência única. 

Duração: 96 minutos
Categorias: Suspense, Mistério, Espionagem, Comédia, Clássico, Domínio Público
Classificação: 14 anos
Filme: A Dama Oculta (1938)

INQUIETANTE; TENSO; ENVOLVENTE