Filme: Um Olhar do Paraíso (2009) - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

domingo, março 22, 2020

Filme: Um Olhar do Paraíso (2009)

Existem filmes que marcam nossa vida, outros mudam nossa forma pensar e há ainda aqueles filmes que conseguem nos colocar na mesma situação dos personagens. "The Lovely Bones" se encaixa nesses três parâmetros.


Lançado em 2009, o filme é uma adaptação do livro homônimo de Alice Sebold, foi dirigido e escrito por Peter Jackson com colaboração dos roteiristas Philippa Boyens e Fran Walsh.

Conta a história de Susie Salman (Saioirse Ronan), uma menina de 14 anos, amada pela família e pelos amigos, que tinha muitos sonhos e planos para o futuro, mas um monstro cruzou seu caminho.

A menina foi atraída pelo psicopata George Harvey (Stanley Tucci), a um abrigo que o assassino construiu embaixo do solo, nas proximidades da vizinhança, quando Susie percebeu o perigo que estava correndo já era tarde demais. Ela foi brutalmente assassinada pelo seu vizinho que se passou por um amigo.

Susie desperta em um plano espiritual entre o céu e o inferno, ao perceber que morreu, ela se recusa a deixar de acompanhar a vida das pessoas que ama. Em espírito, a garota retorna e tenta influenciar a família para que eles descubram seu assassino, já que a polícia não consegue solucionar o caso, mesmo interrogando o suspeito.

Enquanto a polícia deixa o assassinado de Susie de lado para solucionar outros crimes mais recentes, sua mãe Abigail Salman (Rachel Weisz), tenta arrumar forças para suportar a perda da filha, seu pai Jack Salman (Mark Wahberg) e sua irmã mais nova Lindsay Salman (Rose Mclver), não desistem e buscam provas para encontrar e punir o autor de tamanha crueldade.

Apesar de ter um tema chocante, o filme não chega a ser triste, existem cenas que dói só de imaginar, mas a maior parte da obra tem um ar de serenidade, mostrando a busca de Susie pela justiça, mesmo estando no mundo espiritual.

Susie não vai para o céu. Ela fica numa espécie de limbo, um lugar entre o céu e a terra, como ela mesmo define, e de lá ela observa seu assassino o tempo todo. O motivo para a estadia dela neste lugar é o fato de não ter se conformado com a morte e por desejar vingança contra o seu assassino, que se prepara para atacar novamente.

"Dentro do globo de neve na escrivaninha do meu pai havia um pinguim usando um cachecol listrado de vermelho e branco. Quando eu era pequena, meu pai me punha no colo e pegava o globo de neve. Virava-o de cabeça para baixo, fazendo toda a neve se acumular na parte de cima, depois o desvirava depressa. Ficávamos olhando a neve cair suavemente em cima do pinguim. Eu pensava que o pinguim estava sozinho lá dentro, e me preocupava com ele. Quando disse isso ao meu pai, ele respondeu: - Não se preocupe Susie, ele tem uma vida boa. Está preso dentro do seu mundo perfeito."

Filme: Um Olhar do Paraíso (2009)
"Um Olhar do Paraíso" provoca um mix de sentimentos; seja de revolta, agonia, medo, compaixão, vingança, ódio e amor. O filme fala sobre morte e, foi um dos poucos filmes que me fez sentir medo, não medo do espírito de Susie, mas medo do mundo que vivemos, medo de pessoas desprovidas de sentimentos e medo da injustiça e da falta de impunidade que predomina neste mundo.

"Eu não me fui, eu estava viva em meu próprio mundo perfeito, mas no meu coração eu sabia que não era perfeito. Meu assassino ainda me atormentava."

TENSO; DOLOROSO; REVOLTANTE


Duração: 128 minutos
 
Categorias: Drama, Fantasia
 
Classificação: 14 anos