Filme: Sentidos do Amor (2011) - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

terça-feira, março 17, 2020

Filme: Sentidos do Amor (2011)

Assistir "Perfect Sense" foi uma grata surpresa, e deveria tê-lo assistido bem antes. O filme apresenta uma história original, envolvente e perturbadora, passei os 92 minutos de filme com uma sensação de angustia, em vários momentos me coloquei no lugar dos personagens e imaginava como eu agiria, caso algo dessa magnitude acontecesse comigo.

Essa produção europeia e independente contou com a direção de David Mackenzie e o roteiro totalmente original foi escrito por Kim Fupz Aakeson. Seu lançamento aconteceu em 2011.

Na trama, conhecemos Susan (Eva Green), uma cientista que está em busca de respostas a perguntas importantes, sendo capaz de renunciar a outras coisas, incluindo o amor.

Ela conhece Michael (Ewan McGregor), chef de cozinha e bastante carismático que conquista Susan e lhe mostra que nem todos os homens são canalhas. Ao mesmo tempo que o casal está se apaixonando, uma epidemia apocalíptica está ameaçando mudar a face da humanidade para sempre.

Susan sendo uma epidemiologista, está no centro de tudo. Quando um motorista de caminhão em Glasgow inexplicavelmente começa a chorar e, posteriormente, perde o sentido do olfato, Susan descobre que mais pessoas na Europa foram atingidas de forma semelhante.

Assustadoramente, mais e mais pessoas ao redor do planeta começam a sofrer esses sintomas estranhos, que primeiro ataca suas emoções e, em seguida, seus sentidos. Susan percebe que o futuro está reservando algo terrível para toda a humanidade.

Em meio da catástrofe, Susan e Michael começam um relacionamento amoroso e são atormentados à medida que seus sentidos vão desaparecendo, situação que gera uma terrível mudança de comportamento em toda a população.

Poético, triste, belo e reflexivo, assim é "Sentidos do Amor". Já assisti vários filmes com a temática relacionada ao fim do mundo, mas nenhum outro havia conseguido me colocar dentro da história, senti agonia, pavor e medo de um futuro incerto.

A temática abordada está bem distante da realidade que vivemos em 2020, ainda assim podemos tirar excelentes lições para enfrentarmos o COVID-19. No filme, uma pandemia tira, pouco a pouco, os cinco sentidos das pessoas. No entanto, há um sexto sentido, este jamais será tirado, aconteça o que acontecer, é o sentido do amor. Enquanto houver amor, haverá esperança, e é a esperança de dias melhores que nos dão forças para enfrentarmos esses momentos difíceis.

"Sentidos do Amor" não é um típico filme de romance e drama. Ao contrário do que os espectadores mais românticos esperam, é um filme genuíno, emocionante e, acima de tudo, surpreendente. Há momentos filosóficos que nos induzem a repensar sobre a vida que levamos. Será que estamos cumprindo nosso papel no planeta ou estamos simplesmente ajudando a destruí-lo... fica a reflexão.

"Existem homens. Existem mulheres. Existe o calor. Existe esperança. Existe Escuridão. Existe luz. E sem amor, não existe nada."

Filme: Sentidos do Amor (2011)
POÉTICO; REFLEXIVO; PUNGENTE

Duração: 92 minutos
 
Categorias: Drama, Ficção Científica, Romance
 
Classificação: 14 anos