Filme: O Ritual (2017) - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

sexta-feira, março 13, 2020

Filme: O Ritual (2017)

"The Ritual" é um filme britânico do gênero de terror psicológico, lançado em 2017. Foi dirigido por David Brucknere escrito por Joe Barton com base no romance de mesmo nome, de Adam Nevill.


Cinco amigos universitários - Phil (Arsher Ali), Dom (Sam Troughton), Hutch (Robert James-Collier), Luke (Rafe Spall) e Rob (Paul Reid) estão reunidos em um pub decidindo para onde irão viajar. Rob sugere caminhadas na Suécia, mas o restante do grupo contesta. Mais tarde, durante um assalto em uma loja de conveniência, Rob é morto.

Seis meses se passam, os quatro embarcam em uma caminhada por Kungsleden, ou King's Trail, no Parque Nacional Sarek, no norte da Suécia e homenageiam o amigo em um dos pontos alcançados. Ao retornarem para à civilização, Dom torce o pé, e Hutch consulta o mapa e decide que uma rota alternativa através de uma floresta fora da trilha levará metade do tempo.

Ao entrar na floresta, o grupo encontra estranhas inscrições nas árvores, além de um sinistro alce preso e aberto no alto de uma árvore, indicando que aquele não é um local seguro. Quando a noite cai, uma tempestade torrencial inunda o local, eles saem em busca de outro abrigo, eles avistam uma cabana abandonada e decidem arrombar para passar a noite.

Dentro da cabana, eles encontram colares pendurados nas paredes que retratam símbolos semelhantes às runas esculpidas na árvore. Enquanto explora o segundo andar da cabana, Phil descobre uma estranha efígie de madeira que tem a forma de um torso humano decapitado com chifres para as mãos.

Durante a noite, os quatro são atormentados por pesadelos. Ao acordar na manhã seguinte, Luke descobre que feridas estranhas em seu peito. O grupo encontra Phil no sótão, nu e ajoelhado em oração diante da efígie. Eles deixam a cabana para continuar suas viagens mais fundo na floresta, tentando encontrar uma saída. 

Outra noite chega e Luke é novamente atormentado por pesadelos e acorda ouvindo gritos horrendos. Ao descobrir que a tenda de Hutch está vazia, os três correm mais fundo na floresta, seguindo os gritos de Hutch. Ao amanhecer, eles percebem que se perderam e não conseguem lembrar onde estava seu acampamento.

Visualmente espetacular, a fotografia acinzentada deixa a atmosfera ainda mais macabra. O roteiro é bem construído e as atuações são ótimas. "O Ritual" também tem bons efeitos visuais e reviravoltas de tirar o fôlego. Há várias cenas tensas com muitos elementos de "A Bruxa de Blair", torci o tempo todo para que eles encontrassem uma saída, porém, é um filme de terror, então o desfecho, na maioria das vezes, não é como queremos.

Filme: O Ritual (2017)
"O Ritual" é um ótimo filme de terror psicológico. Conforme a trama se desenvolve, a loucura toma conta dos amigos pela dificuldade em encontrar uma saída, levando-os à escolhas erradas. O clima macabro e a sensação constante de ameaça prenderam minha atenção neste filme do inicio ao fim. Por ser controverso, o filme divide opiniões. Não é nenhuma obra-prima do gênero, mas é uma grata surpresa que garante ao menos um bom entretenimento.

"Se um atalho fosse atalho, chamaríamos de caminho."

SINISTRO; CONTROVERSO

Duração: 94 minutos

Categorias: Terror, Mistério, Suspense

Classificação: 16 anos