Filme: O Conto da Princesa Kaguya (2013) - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

sexta-feira, março 06, 2020

Filme: O Conto da Princesa Kaguya (2013)

"Kaguya-hime no Monogatari" foi o primeiro filme que assisti do Estúdio Ghibli e fiquei completamente encantada e desde então tenho buscado assistir todos os filmes do estúdio. Esse anime fascinante foi criado através de técnicas convencionais e, os desenhos foram todos desenhados e pintados no papel e apenas pós-produzido em computadores. Naturalidade, delicadeza e beleza compõem essa obra-prima do cinema.

Escrito e dirigido por Isao Takahata, o filme é baseado em um conto do folclore japonês conhecido como "O Conto do Cortador de Bambu" e seu lançamento aconteceu em 2013. Foi indicação ao Oscar de Melhor Filme de Animação.

A história começa quando o cortador de bambu Sanuki no Monogatari (Takeo Chii) encontra uma menina brilhante em miniatura dentro de um broto de bambu.

O homem acredita que a menina é um ser divino e a leva para casa. O cortador de bambu, juntamente com sua esposa Ona (Nobuko Miyamoto) decidem criar a menina como filha deles e a chamam de Princesa (Aki Asakura), mas a criança cresce rapidamente e seus pais decidem chama-la de Takenoko que significa 'Broto de Bambu'.

A menina fica amigo de alguns garotos, entre eles está Sutemaru (Kengo Kora) com que desenvolve um sentimento especial. O cortador de bambu encontra ouro e tecido fino no mesmo bosque que encontrou a princesa, logo ele imagina que a menina deve ser criada como uma verdadeira princesa da corte e decide mudar-se para a cidade, com sua esposa e filha.

A vida da princesa muda radicalmente, ao invés de correr pelas montanhas e campos floridos com seus amigos, a garota tem aulas para se tornar uma princesa de verdade.

Lady Sagami (Atsuko Takahata) é contratada pelo pai da garota para treiná-la, apesar da relutância da princesa que acredita que a vida deve ser simples e repleta de risos e passeios pelas montanhas. 

Quando ela se torna adolescente, um sacerdote real concede-lhe o nome de Princesa Kaguya e uma grande festa é preparada para apresentá-la a sociedade, no entanto, a garota entra em desespero quando ouve as músicas e sai correndo rumo a floresta, em busca dos seus amigos.

Kaguya desmaia e acorda no meio da festa. Quanto mais ela cresce, mais bela fica e isso atrai inúmeros pretendentes. Seu pai fica encantada com a quantidade de candidatos a marido, mas a princesa mostra desinteresse total pelo assunto.

Alguns fatos acontecem deixando Kaguya melancólica, após vários eventos tristes, a princesa entra em depressão. Seus pais ficam preocupados com a tristeza dela e tentam descobrir os motivos. Sendo assim, Kaguya revela seu grande segredo.

Assustados, seus pais prometem protegê-la de todos os perigos e Kaguya volta para as montanhas, lá ela reencontra Sutemaru, que jura proteger a garota. Ambos fogem juntos, mas a noite fatídica chega. O desfecho é algo divinamente belo, que emociona e extrai várias lágrimas.

"O Conto da Princesa Kaguya" é um trabalho minucioso e perfeito, encanta a cada momento, seja na delicadeza daquela menina em miniatura, dormindo lindamente na palma das mãos, seja num simples tombo da neném, nos passeios com os amigos, no carinho que pais adotivos tem pela garota. As canções são um verdadeiro primor, mistura instrumentos tradicionais com melodias que lembram as ocidentais, deixando a atmosfera do filme enigmática.

O filme enfatiza sobre a pergunta filosófica que todos nós sempre fazemos: 'O que torna uma pessoa realmente feliz?' Será que uma vida cercada de luxo e riquezas realmente faz alguém se sentir verdadeiramente feliz ou a fonte real da felicidade se encontra no bucolismo da vida campestre? Eu já sei a resposta e espero que você que está lendo esta postagem e, com certeza assistirá o filme, também descubra.

Duração: 137 minutos
Categorias: Anime, Animação, Drama, Fantasia
Classificação: Livre

Filme: O Conto da Princesa Kaguya (2013)

ADORÁVEL; SINGELO; BUCÓLICO; MARCANTE