Filme: Dívida de Honra (2014) - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

quarta-feira, março 04, 2020

Filme: Dívida de Honra (2014)

"The Homesman" mostra como foi difícil a vida dos primeiros colonizadores do Meio-Oeste americano na década de 1850 e foi baseado no romance homônimo, escrito em 1988 por Glendon Swarthout. É o segundo longa-metragem do cineasta Tommy Lee Jones e teve sua estreia no Festival de Cannes em 2014, concorrendo ao Palme d'Or, sendo considerado um western feminista.


Na trama, conhecemos Mary Bee Cuddy (Hilary Swank), uma jovem mulher de 31 anos que vive sozinha num pequeno vilarejo do Velho Oeste americano. Ela é apaixonada por música e passa os dias cuidando de suas terras. 

Mulher solteira por opção, cujo trabalho árduo e convicções éticas e morais a confortam numa vida conforme escolheu. Essa decisão de Mary não agrada as pessoas da região fronteiriça onde mora e, diante disso, ela se sente pressionada a procurar um marido, mas isso falha, quando o homem com quem tenta se unir a caracteriza como mandona e sem atributos.

No entanto, Mary Bee é destemida e determinada, conforme o necessário para viver sem depender de ninguém naquele lugar, naquela época, e quando, três mulheres do pequeno vilarejo enlouquecem, provavelmente após serem maltratadas pelos maridos, Mary aceita a missão de transportá-las até um local onde elas possam ser tratadas.

Trata-se de Theoline Belknap (Miranda Otto) que afogou seu bebê e agora não fala mais. A norueguesa Gro Svendsen (Sonja Richter), que só grita e morde. E, por fim, Arabella Sours (Grace Gummer) que não larga sua boneca de pano, substituta dos filhos que perdeu.

Pouco antes de iniciar sua jornada, Mary Bee se depara com George Briggs (Tommy Lee Jones), um homem rude e canastrão que foi amarrado em uma árvore após invadir a propriedade de um homem poderoso.

Como não pode, e nem deve viajar sozinha, Mary Bee precisa da companhia de um homem. Ela liberta o desconhecido e oferece um pagamento em dinheiro para que a acompanhe nessa árdua tarefa.

Com o trio de mulheres amarradas num vagão, eles embarcam numa viagem perigosa pelo Oeste, com direito a ladrões e índios ameaçando a vida de todos.

Ao longo da trama, Mary Bee e Briggs vão se humanizando, ganhando nuances e profundidade. Porém, ocorre uma reviravolta na narrativa que obriga Briggs a assumir o papel central na história.

"Dívida de Honra" é um western moderno, que nos apresenta uma história diferente dos grandes clássicos do gênero, ao invés de ressaltar o universo masculino, típico dos filmes de faroeste, vemos aqui uma mulher no papel central, que mesmo sofrendo com as limitações e imposições da sociedade de sua época, mostrou coragem e determinação para executar uma tarefa exclusiva dos homens.
Filme: Dívida de Honra (2014)

É um filme muito bem feito, com diálogos inteligentes e belíssimo visualmente. E apesar de ser uma história triste, gostei do que assisti.

PUNGENTE; INQUIETANTE



Duração: 122 minutos

Categorias: Faroeste, Drama
 
Classificação: 16 anos