Filme: O Banqueiro da Resistência (2018) - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

sábado, fevereiro 15, 2020

Filme: O Banqueiro da Resistência (2018)

"Bankier van het Verzet" é um ótimo filme holandês lançado em 2018. Dirigido por Joram Lürsen, a partir do roteiro escrito por Marieke van der Pol e Thomas van der Ree com base na vida do banqueiro Walraven van Hall, que financiou a resistência holandesa durante a Segunda Guerra Mundial.

Nos primeiros minutos do filme acompanhamos a ocupação nazista na Holanda que começou em maio em 1940 com uma série de bombardeios à Roterdã, e durou durou até maio de 1945.

Wally Van Hall (Barry Atsman), um respeitado banqueiro continua levando sua vida tranquila ao lado da esposa Tilly (Fockeline Ouwerkerk) e seus filhos. Quando um oficial holandês a serviço do exército alemão passa a dirigir o bando, Wally percebe que há algo muito errado acontecendo no país.

Ao visitar um amigo que estava ausente do banco à dias, ele descobre que o amigo matou a família e, em seguida, cometeu suicidou. Wally encontra um bilhete dados nazistas dando ao amigo um prazo para abandonar a propriedade por ser judeu. Atônito, ele sai da casa e tropeça em Van den Berg (Raymond Thiry) , líder da resistência holandesa.

Após uma conversa com den Berg , o banqueiro decide usar seus conhecimentos para ajudar na luta conta a ocupação do seu país, e, ao lado do seu irmão mais velho, Gijs Van Hall (Jacob Derwig), que inicialmente recusa, mas depois de refletir sobre a situação da Holanda, aceita o convite, e decidem criar um fundo para a resistência, mesmo correndo riscos devido a presença nazista em território holandês.

Gijs entra em contato com outros banqueiros de Amsterdã com a missão de arrecadar dinheiro para financiar a resistência e movimentos grevistas por todo o país. Enquanto isso, Wally fica encarregado de distribuir e contabilizar o dinheiro arrecadado.

Usando o codinome de van Tuyl, Wally cria uma grande rede de arrecadação de distribuição de valores, fato que chama a atenção dos nazistas. Começa então uma perseguição nazista aos banqueiros, e Wally precisa proteger a família ao mesmo tempo que tenta frear à opressão alemã no seu país.

"O Banqueiro da Resistência" traz mais uma bela e desconhecida história que se passou no período da Segunda Guerra. O filme nos apresenta o corajoso Wally Van Hall, um homem rico que levava uma vida tranquila ao lado da família, mas que abdicou o conforto em prol de uma causa maior. Um herói real, pouco conhecido, e que foi crucial para combater o nazismo na Holanda.

Não se engane com a calmaria inicial de "O Banqueiro da Resistência", à medida que a trama avança, a tensão toma conta da tela e o nervosismo passa a dominar o espectador. O roteiro inteligente e bem construído não se prende aos pormenores, se concentra na motivação dos personagens.

O filme deixa claro que Wally Van Hall, sozinho não faria nada, a ajuda do irmão e de outros banqueiros foi crucial para que o plano desse certo, e deu muito certo. A operação financiada por Wally movimentou, na cotação atual, mais de E$ 500 milhões.

Com uma fotografia que salta aos olhos e uma reconstrução história precisa, "O Banqueiro da Resistência" é um filme indispensável para aqueles que gostam do gênero. O diretor Joram Lürsen traz ao mundo uma emocionante história que estava esquecida no tempo, a história de pessoas corajosas, que, em plena ocupação nazista, arriscaram suas vidas para manter viva a esperança de dias melhores. 

Filme: O Banqueiro da Resistência (2018)
TENSO; DOLOROSO


Duração: 123 minutos
Categorias: Guerra, Drama
Classificação: 16 anos