Filme: Minha Vida de Abobrinha (2016) - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

sábado, fevereiro 15, 2020

Filme: Minha Vida de Abobrinha (2016)

Lançado em 2016, "Ma Vie De Courgette" é um encantador filme de animação franco-suíço dirigido por Claude Barras, com roteiro de Céline Sciamma baseado nos textos de Gilles Paris. 


Concorreu o Oscar de Melhor Filme de Animação. Também foi indicado ao Caméra d'Or no Festival de Cannes (todas essas premiações e indicações foram em 2017). Também recebeu indicação ao BAFTA 2018 na categorias de Melhor Animação.

O filme inicia com uma tragédia envolvendo um garotinho de 9 anos de idade, Icare, que prefere ser chamado de Abobrinha (Gaspard Schlatter). Em seguida, observamos Abobrinha ser encaminhado a um orfanato.

Aos poucos o menino vai tomando consciência de sua situação e começa a entender o motivo que o fez parar em um orfanato. Abobrinha sente-se deslocado nesse ambiente pouco agradável, preferindo se isolar das outras crianças, mas Simon (Paulin Jaccoud), que inicialmente é um garoto impertinente, se torna o responsável de abrir as portas desse novo universo ao novo morador.

Não demora muito para que Abobrinha adapte-se ao local e comece a interagir com as outras crianças. E, assim vamos conhecendo as histórias de cada órfão: Camille (Sixtine Murat), Béatrice (Lou Wick), Jujube (Elliot Sanchez), Ahmed (Raul Ribera) e Alice (Estelle Hennard), entre outros. 

O policial Raymond (Michel Vuillermoz) foi quem levou Abobrinha até o orfanato, ele então sente-se responsável pelo menino fazendo visitas frequentes. Abobrinha vê no policial a figura paterna [algo que ele nunca teve] e o policial vê aquele menininho órfão como um filho. É lindo acompanhar a relação entre os dois. Ao longo do filme, assistimos as barreiras provocadas pelos traumas serem rompidas, dando espaço para os novos laços que vão se formando.

Diferente da maioria dos filmes do gênero, "Minha Vida de Abobrinha" é voltando para um público mais adulto, pois fala de temas tristes como abandono, isolamento e a falta de afeto. Conforme vamos conhecendo as histórias dos órfãos, percebemos o quanto essa animação se parece com a realidade de tantas crianças, infelizmente. Crianças que tem pais usuários de drogas, outros estão presos por assassinato... Pais e mães que, por conta de atos falhos, roubaram a inocência de seus filhos.

Filme: Minha Vida de Abobrinha (2016)
"Minha Vida de Abobrinha" é animação peculiar. Toda feita em stop motion, o filme carrega uma sensibilidade ímpar, típica dos filmes europeus. Assisti desinteressada e fui totalmente surpreendida, certamente, você também irá se surpreender com esse filme singelo e rico de sentimentos.

SENSÍVEL; PECULIAR; SINGELO



Duração: 66 minutos
 
Categorias: Animação, Drama, Comédia
 
Classificação: 10 anos