Filme: Com Amor, Van Gogh (2017) - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

quarta-feira, fevereiro 19, 2020

Filme: Com Amor, Van Gogh (2017)

"Loving Vincent" é uma poesia pintada a óleo sobre tela por 125 pintores, gerando 65 mil frames e dando vida ao primeiro filme inteiramente pintado à mão. Sem dúvida foi a mais bela homenagem feita ao famoso pintor holandês, Vincent van Gogh.


Lançado em 2017, o filme foi dirigido pela dupla Dorota Kobiela e Hugh Welchman, que também assinam o roteiro ao lado de Jacek Dehnel. Recebeu indicação como Melhor Filme de Animação no Oscar. 

Essa animação biográfica inicia um ano após a morte de Vincent van Gogh (Robert Gulaczyk), quando o jovem Armand (Douglas Booth), a pedido de seu pai e carteiro (Chris O'Dowd), decide ir atrás de Theo, irmão de Van Gogh, para lhe entregar a última carta deixada pelo artista antes de cometer suicídio.

Porém, durante sua viagem, o rapaz descobre que Theo também havia falecido. A partir de então, ele passa a procurar por um novo destinatário, alguém que possa ter em mãos as últimas palavras de Vincent van Gogh.

Contudo, durante sua procura, Armand Roulin acaba se envolvendo profundamente na jornada daquele homem que pouco conheceu, tentando compreender as razões que o levaram a tirar a própria vida.

Armand vai conhecendo vários personagens que cruzaram o caminho do pintor e a cada novo encontro, descobrimos um pouco mais sobre Vincent. As cenas em que ele ainda aparece com vida são mostradas apenas como uma espécie de flashback.

Terminei de assistir "Com Amor, Van Gogh" com uma sensação de vazio sufocante. Acredito que compaixão seja o sentimento que resume bem o que senti em relação à vida de Vincent van Gogh. Me dei conta que suas telas são valiosas, mas ele, o construtor das obras, jamais viu o reconhecimento de seu trabalho. 

Van Gogh não é o protagonista do filme, em nenhum momento vemos sua jornada através de seus próprios olhos, porém, tudo que é mostrado remete a ele. No entanto, nenhum lacuna é fechada, não há respostas, deixando a sensação que ninguém neste mundo conseguirá saber o que se passava na mente do gênio da arte. O roteiro muito bem feito constrói uma envolvente sequência de eventos, colocando várias de suas pinturas famosas, e tudo vai se encaixando perfeitamente.

Penso que Vincent van Gogh nunca pertenceu a este mundo, ele foi uma alma sensível e atormentada, foi incompreendido e desvalorizado por todos que o rodeavam, um gênio humilhado, maltratado e injustiçado, que ao longo de aproximadamente 10 anos, deixou mais de 800 telas. Um talento incomum que não viveu, apenas vagou pelo mundo buscando algo ainda incompreendido. Um homem que admirava as estrelas, é de lá que ele veio e foi para lá que voltou. 

Filme: Com Amor, Van Gogh (2017)
De uma beleza distinta, "Com Amor, Van Gogh" é muito mais que um filme, é uma carta de amor a Van Gogh escrita com as imagens de sua mente. Um ser humano que fez uma breve passagem pela Terra, mas que deixou sua pegada para a eternidade.

"A vista das estrelas sempre me fez sonhar."

GENIAL; SINGELO; AGRIDOCE


Duração: 94 minutos
 
Categorias: Animação, Biografia, Drama, Mistério
 
Classificação: 12 anos