Filme: Sunshine - Alerta Solar (2007) - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

segunda-feira, fevereiro 24, 2020

Filme: Sunshine - Alerta Solar (2007)

"Sunshine" é um filme interessante que quase passou despercebido por ser pouco conhecido, mas me surpreendi com a trama, principalmente com a fotografia que é um espetáculo. É uma ficção científica psicológica densa, complexa e envolvente, que contou com a direção de Danny Boyle a partir do roteiro de Alex Garland. O lançamento aconteceu em 2007.

A trama começa com um monólogo do protagonista, Robert Capa (Cillian Murphy), que relata o pano de fundo da trama. Em 2057, o nosso Sol está morrendo e uma coalizão internacional elaborou o projeto Ícaro numa tentativa desesperada para salvar o astro-rei.

A Ícarus II é tripulada por Richard e mais sete tripulantes, entre cientistas e astronautas, São eles Dr. Searle (Cliff Curtis), Capitão Kaneda (Hiroyuki Sanada), Cory (Michelle Yeoh), Cassie (Rose Byme), Harvey (Troy Garity), Trey (Benedict Wong).

Essas oito pessoas estão transportando uma bomba atômica do tamanho de Manhattan, que curiosamente, dará uma nova vida ao Sol. Eles vivem em um ambiente confinado à 16 meses e estão numa situação extremamente estressante.

Os tripulantes estão prestes a concluir a missão que receberam, no entanto, durante a viagem, eles descobrem sinais de S.O.S da Ícarus I, a primeira nave que foi enviada há sete anos com o mesmo objetivo, mas sua trajetória encontrava-se desconhecida.

A tripulação fica dividida entre alterar a trajetória da missão ou seguir em frente. Entretanto, Robert opta por ir à outra nave e recuperar a bomba atômica, isso aumentaria a chance de obterem sucesso em relação ao Sol. Contudo, essa mudança de trajetória causa avarias à Icarus II, iniciando uma série de problemas na reta final dessa missão tão perigosa.

"Sunshine - Alerta Solar" é um filme empolgante, com visual marcante e cenas de ação bem inteligentes. O enredo desperta o interesse dos apreciadores de ficção científica, tem alguns clichês do gênero, mas nada que estrague a experiência ao assistir.

O filme é dividido em duas partes: a primeira apresenta os fatos científicos da trama e a segunda nos coloca a par da tensão crescente dos protagonistas responsáveis pelo salvação da humanidade. Algo que chamou minha atenção neste filme foi a humanização dos personagens, eles não estão trabalhando em uma missão para enfrentar robôs ou alienígenas, e sim enfrentar o seu próprio eu interior. Já os momentos finais são de tirar o fôlego. "Sunshine - Alerta Solar" não está entre as melhores sci-fi, mas tem seus méritos e merece ser assistido.

Duração: 107 minutos
Categorias: Ficção Científica, Suspense, Aventura
Classificação: 14 anos
Filme: Sunshine - Alerta Solar (2007)

TENSO; ENVOLVENTE, AFLITIVO