Filme: Nó na Garganta (1997) - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

terça-feira, fevereiro 18, 2020

Filme: Nó na Garganta (1997)

"The Butcher Boy" é um filme impressionante, perturbador e terrivelmente bonito que nos apresenta um retrato completo de um garoto cuja personalidade está em constante (de)formação. Resultando numa obra forte, mas ao mesmo tempo convidativa à ser vista por abordar diversas críticas que norteiam a sociedade atual.

O filme rendeu o prêmio "Urso de Prata" em Berlim, ao diretor irlandês Neil Jordan, que também dirigiu sucessos como "Entrevista com o Vampiro" E "Traídos pelo Desejo".

O lançamento aconteceu em 1997 e é uma adaptação do romance homônimo (mesmo título do filme) escrito por Patrick McCabe, em 1992.

A história se passa na Irlanda dos anos 60. Conhecemos Francie (Eamonn Owens), um garoto de 12 anos de idade que vive um drama estimulado por uma sociedade hostil e paranoica, potencializando sua doença mental. Francis vem de um lar destroçado. É filho de um músico que vive bêbado (Stephen Rea) e de uma dona-de-casa com compulsão para fazer doces (Aisling O’Sullivan), mas que tem tendências suicidas.

O garoto vive isolado, perambulando pelas ruas do vilarejo. A única companhia que ele tem é do melhor amigo Joe (Alan Boyle), mas essa amizade acaba sendo ameaçada pela mãe de outro colega, a Sra. Nugent (Fiona Shaw). A mulher acredita que Francis é má influência às demais crianças da cidade e está decidida a fazer de tudo para impedir que o garoto se aproxime das outras crianças.

Cada vez mais sozinho e alienado, Francis encontra refúgio na sua imaginação, onde mistura elementos religiosos, revistas em quadrinhos, filmes e seriados classe B (àqueles bem sanguinários). O garoto trabalha em um açougue para reforçar o orçamento de casa. É uma ocupação que não ajuda a domar os instintos agressivos que rondam a mente perturbada do menino ruivo, muito pelo contrário, aguçam ainda mais sua imaginação doentia.

Em "Nó na Garganta", acompanhamos a agressividade crescente do menino, e aos poucos, fazemos uma viagem sem freios para dentro de uma mente à beira da loucura e com fortes tendências à psicopatia. Consequências de uma comunidade paranoica e uma família completamente desestruturada. O cineasta Neil Jordan opta por levar a loucura e a agressividade do personagem até o fim. E convenhamos, filmes ditos "normais" não tem desfechos parecidos como desta obra. 

"Nó na Garganta" é um filme tecnicamente perfeito, com direção magistral, atuações incríveis dos artistas irlandeses, a fotografia e figurinos são impecáveis e a trilha sonora pop dá um requinte à obra. Pena ser um filme pouco conhecido. Vale ressaltar que não é um filme para todos os públicos, por ser bastante perturbador.

INCÔMODO, PERTURBADOR, VISCERAL

Duração: 110 minutos
Categorias: Comédia, Drama
Classificação: 12 anos