Filme: A Teoria de Tudo (2015) - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

quinta-feira, janeiro 02, 2020

Filme: A Teoria de Tudo (2015)

"Theory of Everything" é um filme humano e inspirador que resume fatos verídicos da vida pessoal do astrofísico Stephen Hawking. E escrever sobre este filme demanda muita responsabilidade, porque, além de fazer uma análise sobre a teoria desenvolvida pelo famoso cientista, é importante ressaltar a vida do gênio incansável, com uma mente brilhante. 


Muitos críticos alegaram que o filme foi romantizado demais, porém, acredito que este foi o ingrediente principal para torná-lo humano e chegar até o coração dos espectadores, sendo impossível assisti-lo sem ficar com os olhos cheios de lágrimas.

Contou com a direção de James Marsh e recebeu indicações ao Oscar 2015 nas categorias de Melhor Filme, Melhor Atriz, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Trilha Sonora. Ganhou na categoria de Melhor Ator.

Stephen Hawking (Eddie Redmayne) é um jovem universitário como qualquer outro, porém, com uma inteligência impressionante. Suas descobertas sobre o tempo revolucionaram os campos da Ciência.

Muito curioso, Stephen possui uma filosofia de vida que consiste na compreensão deste mundo. Muito querido pelos professores e admirado pelos colegas, o jovem leva uma vida normal em Cambridge. Durante um momento de lazer, o jovem conhece Jane Wide (Felicity Jones), estudante de artes. Imediatamente surge um forte sentimento entre eles.

Não demora muito para Stephen e Jane engatarem um namoro. No entanto, o destino é traiçoeiro, ele adora 'pregar peças' nas pessoas e a vítima da vez seria o jovem cientista que após sofrer um acidente, vê seus sonhos desmoronarem.  

O menino da mente brilhante entra em profunda depressão, se isola dos amigos e principalmente de Jane. O rapaz descobre aos 21 anos de idade, ser portador de Esclerose Lateral Amiotrófica, uma doença que causa a degeneração dos neurônios motores. Seu médico lhe dá pouco tempo de vida.

Todavia, Jane não desiste do amor da sua vida, procura pelo rapaz e se declara, mesmo sabendo das dificuldades que enfrentaria. Essa decisão de Jane foi fundamental para levantar o ânimo de Stephen e em pouco tempo eles se casam.

É importante destacar o papel que Jane teve na trajetória de vida de Stephen Hawking, dedicada, sempre cuidando do marido e dos três filhos do casal. Ela teve que tomar decisões importantes, mas que foram fundamentais para o seu marido, é uma grande mulher, sem sombra de dúvida. 

Mas em determinado momento, os sentimentos mudaram, e ambos precisavam seguir outros caminhos. E assim aconteceu...

Ao longo do filme vamos acompanhando as dificuldades e limitações que a doença causa em Stephen, mas também percebemos que ele nunca se deixou abater, sempre com um sorriso lindo estampando o rosto, é uma verdadeira história de superação.

E é impossível não destacar a atuação fenomenal de Eddie Redmayne, a interpretação do ator é merecedora dos melhores elogios e digna do Oscar que recebeu. Apresentar ao público as emoções e sentimentos de um cientista como Stephen Hawking não é uma tarefa das mais fáceis, mas Eddie conseguiu passar emoção, motivação e superação deste homem que recebeu uma sentença de morte, porém desafiou todos os limites e continua vivo, pois enquanto houver vida, haverá esperança.

Filme: A Teoria de Tudo (2015)
"A Teoria de Tudo" conta com uma direção impecável, atuações excepcionais, fotografia esplêndida e trilha sonora marcante, ingredientes indispensáveis para transformar este filme em uma obra especial e inesquecível. Recomendo para todos, pois é uma experiência incrível adentrar no mundo de Stephen Hawking e na sua Teoria de Tudo.

"Enquanto houver vida, haverá esperança."

COMOVENTE; INSPIRADOR; PRIMOROSO


Duração: 123 minutos

Categorias: Biografia, Drama, Romance
 
Classificação: 10 anos