Filme: Contatos Imediatos de Terceiro Grau (1977) - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

terça-feira, janeiro 28, 2020

Filme: Contatos Imediatos de Terceiro Grau (1977)

"Close Encounters of the Third Kind" é um clássico de ficção científica escrito e dirigido por Steven Spielberg. Lançado em 1977, foi um grande sucesso de crítica e bilheteria. Venceu o Oscar na categoria de Melhor Fotografia e recebeu indicações também como Melhor Diretor, Melhor Atriz, Melhor Direção de Arte, Melhor Edição, Melhores Efeitos Especiais, Melhor Som e Melhor Trilha Sonora.


Atualmente, esse filme faz parte do National Film Registry da Biblioteca do Congresso norte-americano como uma obra significativamente importante.

O filme inicia de maneira sombria no Deserto de Sonora, na Califórnia. Durante uma grande tempestade de areia, aviões desaparecidos desde a Segunda Guerra Mundial ressurgem impecáveis, sem qualquer explicação plausível.

A única testemunha do acontecido é um senhor mexicano que pronuncia insistentemente a frase: "El Sol salió a la noche y mi cantó" que quer dizer "O sol saiu de noite e cantou pra mim". 

Mais tarde, o garotinho Barry Guiler (Cary Guffey), acorda com todos os seus brinquedos em movimento. Lógico que o menino fica fascinado com aquilo que está vendo, ele sai da sua casa e sua mãe Gillian (Melinda Dilion) vai atrás dele, alcançando-o na estrada.

Nesse mesmo período de tempo, ocorre um grande blecaute de energia na cidade e o eletricista Roy Neary (Richard Dreyfuss), casado e pai de três filhos, tem um contato imediato de terceiro grau numa estrada completamente vazia e testemunha uma perseguição policial à OVINs.

Roy fica completamente obcecado pela imagem do OVINI ao ponto da sua esposa Ronnie (Teri Garr) sair de casa levando os filhos com ela, pois o marido passa dias reproduzindo uma réplica de uma montanha que ficou em sua mente desde o momento do contato.

Enquanto isso, na área rural da cidade, ocorre outra aparição de OVNIs que abduzem Garry, sua mãe fica completamente desesperada. Aos poucos, Roy e Gillian ficam perturbados com as imagens da montanha que vem em suas mentes. E, ambos assistem na TV que a Torre do Diabo está sendo evacuada pelo exército americano com a suposta notícia de um terrível vírus. 

No entanto, era apenas uma manobra do governo americano para retirar os civis da região, pois esse lugar foi escolhido pelos alienígenas para ter o primeiro contato com humanos. Sem pensar duas vezes, Roy e Gillian vão em direção a essa Torre para encontrar as respostas que tanto almejam. Quando eles chegam no local, veem algo fascinante e ao mesmo tempo assustador. 

Várias naves pequenas se aproximam duma enorme arena construída para esse tão esperado contato, em seguida uma imensa nave-mãe desce no centro da arena e após um contato através de uma canção, as portas da nave se abrem. E, eis que acontece o primeiro contato imediato de terceiro grau...

Um dos fatos que torna o filme "Contatos Imediatos de Terceiro Grau" tão fascinante é que até o final do longa não sabemos qual é a intenção dos alienígenas. Não sabemos se eles são seres amigáveis ou aterrorizantes. Isso causa uma sensação única de apreensão e curiosidade.

Filme: Contatos Imediatos de Terceiro Grau (1977)
O filme transmite ao público uma experiência sonora e visual incrível. Dificilmente desaponta quem o assiste, nós, meros espectadores, somos comandados através de uma linguagem formada por luzes, cores e sons impregnantes, estabelecendo uma história única que encantou o mundo inteiro e, continua fascinando mesmo após décadas de lançamento. 

"Contatos Imediatos de Terceiro Grau" é uma obra-prima de ficção científica que deve ser revisado sempre que possível.

PODEROSO; INTRIGANTE; TENSO

Duração: 137 minutos
 
Categorias: Ficção Científica, Drama, Aventura, Clássico
 
Classificação: Livre