Filme: Projeto Flórida (2017) - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

quarta-feira, janeiro 29, 2020

Filme: Projeto Flórida (2017)

"The Florida Project" estreou no Festival de Cannes em 2017 e foi dirigido por Sean Bake, que também assina o roteiro em parceria com Chris Bergoch. O filme foi indicado ao Oscar na categoria de Melhor Ator Coadjuvante.

O filme começa com duas crianças brincando. Logo, elas ouvem o chamado de outra criança, é Dicky (Aiden Malik). Ele grita o nome de Moonee (Brooklyn Prince) e de Scooty (Christopher Rivera). Os gritos do menino são para avisar que há uma nova moradora.

As crianças se empolgam e fazem um "campeonato de cuspe" sobre o carro da nova inquilina. Stacy (Josie Olivo) fica indignada com a situação e vai atrás dos responsáveis, encontrando Halley (Bria Vinaite), a mãe de Moonee. Após a confusão se dissipar, Moonee e Scooty acabam ganhando uma nova amiga, a doce Jancey (Valeria Cotto). 

Halley leva uma vida alternativa. Sem emprego, ela vive de pequenos bicos/golpes e da ajuda de amigos, e está sempre lutando para pagar o aluguel. Mesmo com todas as dificuldades, ela tenta dar o melhor para sua filha Moonee.

Bobby (Willem Dafoe), é o administrador do local, um sujeito simples e dedicado, está sempre preocupado com os hóspedes/moradores, ao mesmo tempo tem que cumprir suas obrigações de funcionário. Ele os observa e protege, buscando pequenas alegrias em uma jornada sem nenhuma perspectiva positiva.

O local onde todos esses personagens moram é o Magic Castle. Um lugar que passa despercebido aos olhos da maioria das pessoas, pois geralmente passam apressadas por ele em direção aos parques da Flórida. Fica localizado por entre motéis baratos, lojas de bebidas, entre outros estabelecimentos. O Magic Castle abriga, desde turistas procurando algo barato, até a classe trabalhadora que praticamente transformou o local em sua moradia definitiva.

O elenco é um dos principais destaques deste filme. O único ator conhecido é Willem Dafoe, o restante é estreante, mas talento e brilhantismo todos tem de sobra, principalmente Bria Vinaite e, especialmente, Brooklynn Prince. A garotinha, de apenas 6 anos de idade, é de uma naturalidade encantadora, essa menina nasceu para ser estrela de cinema.
 
O roteiro, muito bem feito, humaniza seus personagens sem jamais os humilhar. "Projeto Flórida" é um filme muito humano. A obra retrata uma camada marginalizada da sociedade americana pouco conhecida. Mostra a realidade crua de pessoas que vivem nas sombras da Disneylândia. É um filme de contrastes, enquanto o Magic Kingdom é o reino encantado,  Magic Castle é o lar dos marginalizados, dos esquecidos e dos ignorados.

Outra coisa que chama bastante atenção em "Projeto Flórida" é a fotografia. A paleta de cores multicolorida destaca o tom pastel das edificações típicas do estado sulista, misturado com o roxo do motel onde a trama se desenrola. 

"Projeto Flórida" é um filme original que mostra o mundo como ele é, cheio de contrastes e sutilezas. E, entrega um desfecho que simboliza a fuga daquela realidade melancólica em direção a um mundo de sonhos.

Duração: 111 minutos
Categorias: 14 anos
Classificação: Drama

Filme: Projeto Flórida (2017)
REALISTA; PUNGENTE