Filme: Hostis (2017) - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

sábado, dezembro 28, 2019

Filme: Hostis (2017)

"Hostiles" é um ótimo western escrito e dirigido por Scott Cooper. Este belo e brutal faroeste foi lançado em 2017. A trama já inicia violenta. Em 1892, Rosalie Quaid (Rosamund Pike), uma pioneira no Novo México, vê sua família ser massacrada por Comanches, que matam brutalmente até seu bebê recém-nascido.

Enquanto isso, o oficial do exército Joseph Blocker (Christian Bale), é chamado para o escritório do coronel Abraham Biggs (Stephen Lang), que o informa de suas últimas ordens antes da aposentadoria. Ele recebe a ordem para libertar o chefe dos Cheyenne, Yellow Hawk (Wes Studi), juntamente com sua família e acompanhá-los até sua terra natal em Montana.

Blocker é acompanhado por um grupo de pessoas, incluindo seu fiel amigo, o sargento Thomas Metz (Rory Cochrane), o assessor de longa data, o cabo Woodson (Jonathan Majors), o novato promissor, tenente Kidder (Jesse Plemons), recém-chegado de West Point e um jovem recruta de língua francesa, o soldado DeJardin (Timothée Chalamet).

No caminho para Montana, o grupo cruza por Rosalie, que encontra-se mergulhada na dor da perda de sua família. Blocker, ao ver o desespero da mulher, se compadece da sua dor e decide levá-la com eles. No entanto, logo são emboscados por Comanches, resultando na perda de um integrante do grupo e outro gravemente ferido. 

Depois de uma parada em Fort Winslow, no Colorado, Blocker recebe mais uma missão: levar o sargento Charles Wills (Ben Foster), que será enforcado por ter assassinado uma família de nativos. E, assim segue a jornada de Blocker, Rosalie e outros integrantes do grupo, todos assinalados por marcas de violência, ódio e mortes.

Um faroeste raiz


Há tempos não assistia um western tão visceral como "Hostis". Confesso que algumas cenas foram difíceis de digerir, a crueldade predomina na obra, contrastando com as belas paisagens selvagens do Velho Oeste. A trama é simples, mas o desenrolar é elaborado de maneira tão competente que consegue manter a atenção do espectador durante toda a narrativa.

"Hostis" é um filme pesado que não recomendo para pessoas sensíveis. É um western raiz, lembra em diversos momentos os grandes clássicos do cinema antigo. É também um drama profundo, um estudo de personagens, todos, sem exceção, trazem estampados nas faces, o ódio, o sofrimento, o amor e a loucura. Analisando a história, percebo que seria difícil ser diferente vivendo num mundo tão hostil.

"Não inveje os homens maus, nem deseje estar com eles, pois no coração arquitetam a destruição e os lábios semeiam injúrias."
Duração: 134 minutos
Categorias: Faroeste, Drama, Aventura
Classificação: 16 anos
Hostis (2017)
VISCERAL; DEVASTADOR