Filme: Errementari - O Ferreiro e o Diabo (2017) - Dicas de Filmes Pela Scheila

quinta-feira, 26 de dezembro de 2019

Filme: Errementari - O Ferreiro e o Diabo (2017)

"Errementari" é um filme de terror gótico e fantasia original da Netflix lançado em 2017. Foi dirigido por Paul Urkijo Alijo que também assina o roteiro em parceria com Asier Guerrica Echevarría. A história é baseada em uma lenda do folclore basco registrada pelo antropólogo José Miguel de Barandiaran.

O filme já começa sombrio. Em 1835, um Tenente (Gorka Aguinagalde) ordena o fuzilamento de soldados carlistas bascos. Entretanto, o pelotão não consegue matar o soldado Patxi (Kandido Uranga), que revida e mata os algozes com a ajuda de uma figura demoníaca, Sartael (Eneko Sagardoy).

Passados oito anos, Alfredo (Ramón Agirre) chega a um povoado em Álava e hospeda-se na pousada de Santi (Josean Bengoetxea), apresentando-se como um oficial do governo que investiga um fato envolvendo Patxi, agora um ferreiro conhecido pelos moradores como um louco que fez pacto com o demônio.

Na igreja do vilarejo, o padre Mateo (José Ramón Argoitia) anuncia a chegada do oficial e se prepara para celebrar a missa, mas a pequena Usue (Uma Bracaglia) rouba o vinho para brincar de piquenique na floresta. Porém, Benito (Aitor Urtzelai) e seu amigo Faustino (Gotzon Sánchez) se aproximam da menina, a insultam e arrancam a cabeça da boneca, atirando-a para dentro da ferraria.

Alfredo convence três homens a entrarem na ferraria, porém Patxi os assusta. Enquanto isso, Usue entra na ferraria e encontra uma criança trancada em uma gaiola, mas, ao libertá-la, descobre tratar-se do demônio Sartael disfarçado, o mesmo tenta fujir, mas é impedido por Patxi. Por causa do desaparecimento de Usue, Alfredo e os habitantes do povoado invadem a ferraria, os moradores ficam em choque ao descobrir a existência de Sartael.

"Errementari - O Ferreiro e o Diabo" é um filme que conseguiu manter minha atenção fixa na trama do inicio ao fim. O enredo é recheado de referências do folclore basco, além de outras citações que vão de versículos da Bíblia até o poema de Dante Alighieri. Essa mistura de referências deixa a trama envolvente e curiosa.

Gostei do filme por ter um enredo criativo, se diferenciando dos conhecidos clichês do gênero. Porém, assistir esse filme é uma experiência esquisita devido sua natureza peculiar. Com uma ambientação gótica e uma trilha sonora sombria, "Errementari - O Ferreiro e o Diabo" consegue entreter e assustar, entrelaçando religião e política, conquistando e surpreendendo quem o assiste.

Duração: 98 minutos
Categorias: Terror, Fantasia
Classificação:
 14 anos
Filme: Errementari - O Ferreiro e o Diabo (2017)

SINISTRO; PECULIAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar!