Filme: Pássaro do Oriente (2019) - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

quarta-feira, dezembro 04, 2019

Filme: Pássaro do Oriente (2019)

"The Earthquake Bird" é um thriller lançado em 2019 na plataforma de streaming Netflix. Foi escrito e dirigido por Wash Westmoreland que teve como base o romance homônimo de Susanna Jones.

A história se passa em Tóquio de 1989. Conta a história de Lucy Fly (Alicia Vikander), uma jovem sueca que decide viver no Japão para esquecer os traumas do passado. Bastante esforçada, ela trabalha como tradutora e procura se adaptar à sociedade que adotou como sua, seja através do vestuário quanto dos costumes. 

No entanto, Lucy é suspeita de envolvimento no desaparecimento de Lily Bridges (Riley Keough), uma ex-enfermeira que chegou recentemente ao Japão para trabalhar como bartender. Através de flashbacks vamos descobrindo como foi de Lucy conheceu Lily. Apesar das diferenças gritantes, elas se tornam amigas. Logo entra em cena Teiji (Naoki Kobayashi), um fotógrafo misterioso que tem um estranho hábito de fotografar pessoas mortas. 

Ele demonstra um interesse anormal sobre a vida dela, mesmo sentindo-se desconfortável, ela se envolve cada vez mais na relação.  A extrovertida Lily acaba se envolvendo diretamente na relação estranha do casal, nos dando pistas do rumo que as coisas iriam tomar. 

A estética de "Pássaro do Oriente" chamou mais minha atenção que o roteiro, as múltiplas linhas temporais me deixaram um tanto perdida na história. O desfecho ambíguo soou confuso, confesso que precisei rever boa parte do filme para compreender a reviravolta final. A falta de aprofundamento dos personagens também pesou, não consegui desenvolver empatia em relação a nenhum deles. 

O visual oitentista é, sem nenhuma dúvida, o ponto alto deste filme. A fotografia carregada de cores vibrantes impressiona ao mesmo tempo que contrasta com a atmosfera serena do Japão dos anos 80. A trilha sonora também é ótima e as atuações não decepcionam, mas faltou um tining mais apurado dos idealizadores, uma pena, pois o filme tinha potencial. "Pássaro do Oriente" não é um filme ruim, mas também não é nada memorável.

Filme: Pássaro do Oriente (2019)
PREVISÍVEL



Duração: 107 minutos
Categorias: Thriller, Drama, Policial
Classificação: 16 anos