Filme: Entrevista com o Vampiro (1994) - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

domingo, dezembro 08, 2019

Filme: Entrevista com o Vampiro (1994)

"Interview With the Vampire" é um dos melhores filmes sobre vampiros já produzido. Profundo, envolvente e intrigante, assim é essa história fascinante sobre os temidos seres da noite. O filme foi baseada no livro homônimo da escritora Anne Rice. 


A direção do filme ficou por conta do irlandês Neil Jordan a partir do roteiro escrito pela própria Rice. Foi lançado em 1994 recebeu indicações ao Oscar nas categorias de Melhor Direção e Melhor Trilha Sonora.

Essa trama de gostinho gótico narra a história de Loius de Pointe du Lac (Brad Pitt), um belo vampiro que sofreu sua transformação no século VXII, por Lestat de Lioncourt (Tom Cruise).

Certa noite, o jornalista Daniel Malloy (Christian Slater) aborda Louis que aparentemente é um humano normal, no entanto, quando a entrevista se inicia, Malloy percebe que os fatos relatados pelo rapaz mudariam para sempre sua vida. 

O vampiro revela detalhes sobre sua vida, desde quando era apenas um proprietário rural de Louisiana, até que um fato trágico acontece e o vampiro Lestat o encontra quase morto. 

Nesse momento ele transforma Louis em um ser imortal acreditando que está fazendo algo benéfico ao rapaz, no entanto, o jovem vampiro acredita que foi condenado para o inferno e busca algum significado para essa nova condição de sua existência.

Louis reluta em tirar a vida de seres humanos e se alimenta do sangue de animais. Porém, certa vez ele não resiste e acaba mordendo uma garotinha chamada Cláudia (Kirsten Dunst). Quando Lestet descobre o feito do amigo, fica empolgado e transforma a menina numa vampirinha.

O surgimento da nova vampira na vida de Lestat e Louis dá sentido a existência dos dois, apaziguando alguns conflitos e provocando o surgimento de outros. Eles convivem juntos por décadas, até que sérios desentendimentos entre Cláudia e Lestat leva-a a cometer um ato insano contra o seu criador.

Após esse fato, Cláudia marca uma viagem para a Europa com Louis e, ao chegarem em Paris, eles descobrem a existência de uma mundo de vampiros que se passam por seres humanos. É nessa cidade que os dois conhecem Armand (Antonio Banderas), o líder de um grupo de vampiros sádicos e perversos.

Os dois procuram por respostas e, devido Armannd ser o vampiro mais velho de todos, Cláudia e Louis acreditam que ele poderia solucionar todas as dúvidas, no entanto, os dois descobrem que isso não seria possível. Lá, eles também descobrem que Armand é um ser extremamente cruel e fará de tudo para matar Cláudia e Louis.

"Entrevista com o Vampiro" é muito mais que um filme com vampiros, é uma obra existencial sobre as delícias e desprazeres de viver. Um dos maiores desejos dos seres humanos é viver para sempre, mas se a vida fosse eterna certamente seria monótona e solitária que desejaríamos deixar de viver e, é exatamente sobre isso que o filme fala. 

O filme mostra que apesar dessas criaturas serem sobrenaturais, ainda possuem traços humanos e que o amor é o ponto máximo da existência deles. Os vampiros desta história são criaturas que circulam por entre humanos buscando compreender a humanidade e suas peculiaridades. Eles também sentem solidão e tentam suprir suas carências através das amizades e buscam incansavelmente dar e receber amor afim de amenizar a jornada solitária que dura por séculos afora. 

Filme: Entrevista com o Vampiro (1994)
"Entrevista com o Vampiro" é uma obra irretocável que beira a perfeição, um clássico dos anos 90 que é essencial no currículo de todos que apreciam bons filmes. 

"O mal é um ponto de vista (...) Deus mata, assim como nós; indiscriminadamente. Ele toma o mais rico e o mais pobre, assim como nós; pois nenhuma criatura sob os céus é como nós, nenhuma se parece tanto com Ele quanto nós mesmos, anjos negros não confinados aos parcos limites do inferno, mas perambulando por Sua terra e por todos os Seus reinos."

PODEROSO; SOMBRIO; EXISTENCIAL

Duração: 123 minutos
 
Categorias: Terror, Fantasia, Drama
 
Classificação: 14 anos