Filme: Cidade de Deus (2002) - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

quinta-feira, dezembro 26, 2019

Filme: Cidade de Deus (2002)


"Cidade de Deus" é um dos melhores filmes produzidos no Brasil. Dirigido pela dupla Fernando Meirelles e Kátia Lund a partir do roteiro de Bráulio Mantovani com base no livro homônimo de Paulo Lins.

O lançamento do filme foi em 2002 e recebeu indicações ao Oscar nas categorias de Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Edição e Melhor Fotografia, além de inúmeros prêmios importantes ao redor do mundo.

A trama foi produzida nas favelas cariocas de Cidade Alta, Nova Sepetiba e Cidade de Deus e cerca de 200 pessoas que atuaram nesse longa foram preparadas para atuarem através da ONG "Nós do Cinema".
Filme: Cidade de Deus (2002)
No início do filme assistimos a preparação de um almoço normal, porém, uma das galinhas que seria usada no cardápio foge e é perseguida por bandidos armados. A ave para entre Buscapé (Alexandre Rodrigues) e os bandidos. O garoto acredita que essa gangue quer matá-lo. Nesse momento  voltamos 10 anos no tempo e Buscapé revela como foi parar nessa situação. 
Filme: Cidade de Deus (2002)
Conhecemos o Trio Ternura que é composto por três ladrões que aterrorizam os comerciantes locais com seus assaltos. Os assaltantes dividem todo o dinheiro roubado com os habitantes da favela Cidade de Deus, seguindo o exemplo de Robin Hood. 
Filme: Cidade de Deus (2002)
Esse trio é idolatrado pelos meninos da região, principalmente por Dadinho (Douglas Silva) que deseja participar dos assaltos junto com o trio, mas os integrantes do trio não concordam com a participação do garoto e o deixam apenas como vigia, para isso ele recebe um revolve para atirar, avisando caso a polícia chegue no local.

Porém, o garoto fica insatisfeito com isso e dá um tiro no meio do assalto, com isso ele provoca um massacre no motel onde estava ocorrendo o roubo e esse fato chama a atenção da polícia. O Trio Ternura acaba sendo extinguido.
Filme: Cidade de Deus (2002)
Os anos passam e Buscapé se interessa pela fotografia, tirando fotos dos amigos e de uma garota pelo qual ele é apaixonado. Essa moça é Angelica (Alice Braga).
Cidade de Deus
Dadinho muda seu nome para Zé Pequeno e junto com seu amigo de infância estabelece uma império do tráfico, eliminando toda a competição, exceto do traficante Cenoura (Matheus Nachtergaele). 

Com uma certa paz estabelecida à Cidade de Deus, Zé Pequeno planeja matar Cenoura, mas é impedido por Bené (Phellipe Haagensen) que é amigo dos dois traficantes. Após o assassinato de Bené e mais algumas pessoas, ocorre uma guerra entre as facções, isso acaba envolvendo toda a Cidade de Deus e Zé Pequeno faz Buscapé tirar algumas fotos suas, consequentemente, uma repórter publica as fotos no jornal. 
Cidade de Deus
A partir desse momento voltamos ao início do filme, quando Buscapé está sendo confrontado por toda a gangue de Zé Pequeno e acredita que irá morrer. 
Filme: Cidade de Deus (2002)
"Cidade de Deus" foi divido em três tempos muito bem elaborados, pois em nenhum momento o filme é confuso, todos os acontecimento se encaixam perfeitamente.

As cenas fortes de violência mostra a realidade vivenciada por muitas pessoas no nosso País. Ironicamente, o filme se tornou orgulho nacional ao explorar um dos lados mais sombrios, a violência. A trama consegue nos colocar dentro da favela, podemos sentir o clima nesse lugar, onde as pessoas perdem suas vidas por estarem no local errado e na hora errada. 
Filme: Cidade de Deus (2002)

REALISTA; INQUIETANTE; BRUTAL

Duração: 130 minutos
Gênero: Nacional, Drama, Policial, Clássico
Classificação: 18 anos