Filme: O Profissional (1994) - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

quinta-feira, novembro 07, 2019

Filme: O Profissional (1994)

Enquanto assistia "Léon", pensava: porque demorei tantos anos para ver essa obra-prima do Luc Besson, que também assina o roteiro em parceria com Patrice Ledoux. Lançado em 1994, este filme francês recebeu indicações ao Prêmio César - Oscar Francês - nas categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator, Melhor Fotografia, Melhor Montagem, Melhor Som e Melhor Música.


O enredo não é inédito, mas a maneira com a história é contada difere totalmente dos outros filmes do gênero. Luc Besson resolveu contar como seria o cotidiano de um matador profissional de Nova York e de uma garotinha que busca vingança, e nos presenteou com um filme repleto de ação e diálogos inteligentes, fato este que o colocam na lista dos melhores filmes já produzidos. 

Já de inicio somos apresentados a Léon Montana (Jean Reno), um assassino profissional que leva uma vida solitária em Nova Iorque. Tony (Danny Aiello), um chefe da máfia, é a única pessoa que tem contato com o matador. Nas horas vagas ele vai ao cinema e cuida de uma plantinha de estimação.

Certo dia o destino coloca em seu caminho Mathilda (Natalie Portman), uma garota de apenas 13 anos que vivia numa família disfuncional: seu pai é um traficante, a madrasta é prostituta e a irmã mais velha a despreza. Sua única razão de viver é o irmão de 4 anos de idade. Entretanto, seu pai teve problemas sérios com Norman Stansfield (Gary Oldman), um psicótico e corrupto agente da DEA, que sem nenhuma piedade, mata toda a família da garota.

Sozinha, Mathilda é amparada por Léon. Ao perceber como seu protetor ganha a vida, Mathilda faz uma proposta a ele: que a ensine como ser matadora de aluguel em troca de cuidar dos afazeres domésticos. Relutante, Léon acaba sedendo e passa a dar aulas de como agir na sua "profissão".

Com o passar do tempo, eles se tornam cada vez mais próximos, e isso faz com que surja uma sentimento "estranho" entre eles. Certo dia, quando Léon sai para um trabalho um "trabalho rotineiro", Mathilda coloca várias armas em uma bolsa e decide matar Stansfield. A partir desse ponto a vida dos dois será alterada, para sempre...

"O Profissional" é um filme que envolve o espectador durante toda a narrativa. Traz uma trama simples, mas tensa. Adquirimos empatia pelos personagens, mesmo sabendo como vivem, torcemos por eles, queremos que os planos de Mathilda deem certo, e que ela continue convivendo com Léon, apesar de acharmos inadequada a relação dos dois. Na realidade, Léon é o complemento de Mathilda e vice-versa.

É um filme marcante por diversos motivos. Tem um roteiro forte, no entanto, a violência que vemos não é gratuita como ocorre na maioria dos filmes violentos, aqui todas as mortes tem um porquê. Também vemos a inversão de papéis, onde geralmente a polícia persegue o assassino, mas aqui acontece justamente o contrário. O cuidado que Léon tem com sua planta de estimação também é marcante, tem um simbolismo profundo que só captamos no final do filme.

Filme: O Profissional (1994)
As atuações são dignas de Oscar (não entendi porque este filme não teve nenhuma indicação, merecia, e muito). Jean Reno conseguiu dar carisma ao seu personagem, mesmo sendo um matador, nós simpatizamos com ele, talvez seja pela sua simplicidade. Já Gary Oldman encarnou o policial mais desprezível do cinema, inescrupuloso e viciado em medicamentos, é impossível ter empatia por ele. 

Mas, na minha opinião, o filme é da Natalie Portman, que interpretação incrível! Mathilda é uma mistura de inocência, infantilidade e insanidade. É uma menina, mas também é uma mulher apaixonada, uma filha obediente, uma irmã carinhosa, uma vingadora assassina...

PODEROSO; TENSO; VISCERAL



Duração: 110 minutos
 
Categorias: Policial, Drama, Thriller, Clássico
 
Classificação: 14 anos