Filme: O Estranho (1946) - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

quinta-feira, novembro 07, 2019

Filme: O Estranho (1946)

"The Stranger" é um excelente film-noir que foi escrito, dirigido e estrelado por Orson Wells, mesmo diretor do cultuado "Cidadão Kane", e vários outros filmes de grande sucesso. O lançamento aconteceu em 1946 e foi indicado ao Oscar de Melhor Roteiro.

A combinação da luz/sombra se destaca, deixando o clima ainda mais misterioso, onde a sensação de que algo trágico irá acontecer é constante. E o interessante deste noir é que ele aborda a ameaça nazista um ano após o final da Segunda Guerra Mundial, Orson Wells foi no mínimo corajoso ao produzir esta obra.

A trama gira em torno do ex-oficial nazista Franz Kindler (Orson Welles), responsável pelos planos mais cruéis do regime nazista de Adolf Hitler, incluindo o holocausto.

Ele usa outra identidade e está de casamento marcado com Mary Longstreet (Loretta Young), filha do juiz Dr. Jeffrey Lawrence (Byron Keith), também tem um respeitável cargo numa faculdade proeminente e mora em uma charmosa casa na idílica cidade de Conneticut.

O Detetive Wilson (Edward G. Robinson), da Comissão de Crimes de Guerra, chega na cidade à procura do criminoso nazista Franz Kindler. Depois de seguir outro nazista, Konrad Meinike (Konstantin Shayne), que deixara fugir deliberadamente, só que o fugitivo desaparece sem deixar pistas e a única pessoa que viu o homem na cidade foi justamente a esposa de Franz, o que a moça nem imagina é que seu marido esteve com Meinike pouco antes do casamento.

Agora, a única pista que Wilson tem é a fascinação de Kindler por relógios antigos. O detetive contará com a ajuda de Adam Longstreet (Philip Merivale), irmão de Mary para descobrir quem realmente é o professor universitário.

Diante dos fatos, o detetive passa a persuadir Mary a fim de convencê-la que seu marido é um criminoso. Wilson vale-se de projeções dos campos de concentração e as atrocidades cometidas para convencê-la em colaborar. Mary fica entre a dúvida de estar casada com um assassino perverso e o amor que sente pelo marido.

"O Estranho"  foi o primeiro filme lançado após a Segunda Guerra Mundial com filmagens reais em campos de concentração. É um filme intenso, seja nos diálogos, nas cenas em alto contraste com predomínio das sombras ou na trilha sonora que completa o crescente suspense. A cena final é memorável, é daquelas que entraram para a história do cinema.

"O Estranho" é um dos maiores clássicos do gênero noir e que merece ser apreciado calmamente, para conseguir captar todas as nuances dessa obra fascinante. 

Duração: 95 minutos
Categorias: Film-Noir, Drama, Policial, Clássico, Domínio Público
Classificação: 12 anos

Filme: O Estranho (1946)
TENSO; AFLITIVO; SOBERBO; MARCANTE