O Exorcismo de Emily Rose (2005): assombroso caso de possessão - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

sexta-feira, novembro 01, 2019

O Exorcismo de Emily Rose (2005): assombroso caso de possessão

O Exorcismo de Emily Rose é um filme de terror sobrenatural dirigido por Scott Derrickson que co-escreveu o roteiro ao lado de Paul Harris Boardman.

O Exorcismo de Emily Rose
Tom Wikinson e Laura Linney em cena no filme "O Exorcismo de Emily Rose"

Sinopse - Baseado Em uma história verídica que aconteceu com Anneliese Michel, uma jovem muito devota, filha de pais católicos praticantes, que acreditava que estava possuída por uma legião de demônios, sendo submetida a uma série de sessões de exorcismo pelos padres Ernet Alt e Arnold Rez em 1975 a 1976.

A história tem início em um tribunal com o julgamento do Padre Moore (Tom Wikinson). O padre está sendo acusado da morte da universitária Emily Rose (Jennifer Carpenter) ocorrida durante o ritual de exorcismo.

A advogada de defesa Erin Bruner (Laura Linney) aceita o caso, apesar de ser cética, ganhar essa causa traria ótimas oportunidades futuras de emprego. A promotoria exige pena de morte e tem a seu favor a opinião pública e algumas "provas" de que todo o ritual não passou de crendices. Erin busca provas e fatos que possam livrar o seu cliente da condenação.

Enquanto acontece o julgamento, vemos em flashback situações do cotidiano de Emily. Uma garota que nasceu na área rural e mudou-se para a cidade em busca de cursar a faculdade. Certo dia, porém, Emily tem alucinações, com o passar dos dias as visões só aumentavam e ela começa a acreditar que está possuída por entidades do mal.

De volta ao tribunal, a acusação alega que Emily sofria de uma grave doença, um tipo raro de epilepsia que pode provocar escoriações pelo corpo, visões e alucinações. No entanto, segundo o Padre Moore, a garota procurou ele logo após acontecimentos estranhos que ocorreram na igreja que ela frequentava.

De acordo com o padre e familiares de Emily, com o passar dos dias a jovem só piorava e realizar o ritual de exorcismo era inevitável. A garota estava cada vez mais agressiva, insultava e batia nos membros da família, dormia no chão, se alimentava de insetos e aranhas, além de se automutilar.

Durante um período de nove meses, a garota recebeu 67 sessões de exorcismo e nessas sessões ela mostra-se estar possuída por seis demônios diferentes. Os relatos são assustadores e no dia 1 de julho de 1976, Emily escolheu o caminho da luz e conforme as informações, à meia-noite a legião de demônios abandonaram o seu corpo, finalmente ela parou de ter convulsões e foi dormir tranquila, para sempre.

De volta ao tribunal, com as duas versões apresentadas, a opinião pública fica dividida, mas Erin continua descrente sobre as afirmações do seu cliente, até que fatos estranhos começam a acontecer com a advogada fora do tribunal.

Pesadelos misturados com a sensação contante de estar sendo observada, objetos que se mudam de local e um relógio para assustar ainda mais. Erin começa a ficar perturbada e qualquer semelhança com o que aconteceu com Emily Rose no passado não é mera coincidência. Ela então passa a acreditar na inocência do seu cliente e também precisa da ajuda do Padre para se livrar daquilo que está atormentando a sua vida.

Intrigante e assustador 

O Exorcismo de Emily Rose é um ótimo filme de terror, também é um excelente drama. Os conflitos no tribunal são envolventes e quebra um pouco o receio das cenas de exorcismo. Foi o primeiro filme de terror e tribunal da história do cinema, a mistura deu tão certo que surgiram diversos outros filmes seguindo essa temática, mas nenhum superou seu sucesso.

Sou fã de filmes de terror, principalmente sobrenatural, mas é raro um filme do gênero conseguir me deixar com medo porque sou cética em relação à fantasmas e demônios, mas O Exorcismo de Emily Rose conseguiu essa façanha, não senti medo mas fiquei com uma sensação de que havia algo anormal no ar. Enfim, se você gosta de experiências assustadoras, esse é um filme perfeito.

Um pouco da história real por trás do filme: Anneliese Michel faleceu aos 23 anos. A autopsia do corpo constatou que sua morte foi por falência múltipla dos órgãos, juntamente com desidratação, a garota pesava cerca de trinta quilos quando morreu. Atualmente, o túmulo de Anneliese é visitado por cristãos de todos os cantos do mundo, que a consideram uma devota fervorosa que experimentou o sacrifício extremo em um martírio voluntário para possibilitar a salvação de muitas almas.

Ficha técnica

Título original: The Exorcism of Emily Rose
Duração: 119 minutos
Gênero: Terror, Suspense, Drama,
Classificação indicativaa: 18 anos
País de origem: Estados Unidos da América
Ano de lançamento: 2005