Filme: Pinóquio (1940) - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

domingo, novembro 03, 2019

Filme: Pinóquio (1940)

Lançado em 1940, "Pinocchio" continua encantando  crianças de todas as idades (desde os pequeninos até os idosos), pois traz no enredo muitas mensagens de valor incalculável que encantam as crianças e toca o corações do adultos. Esse filme ensina que jamais devemos abandonar nossos sonhos, pois nada é impossível.

Esse clássico de animação foi produzido pelos estúdios Disney e contou com a direção da dupla Ben Sharptsteen e Hamilton Luske. Foi baseado na história de Carlo Collodi e venceu o Oscar nas categorias de Melhor Trilha Sonora Original e Melhor Canção "When You Wish upon a Star."

A história começa quando o Grilo Falante (Cliff Edwards) entra numa casa para escapar do frio. Na casa mora Gepeto (Christian Rub) e seus dois fiéis companheiros, o gato Fígaro (Mel Branc) e o peixe Cleo (Mel Branc). O velho Gepeto é uma marceneiro e acabara de terminar sua obra-prima, um boneco de madeira. Antes de dormir ele deseja que o boneco se torne um menino de verdade.

E eis que a Fada Azul (Evelyn Venable) resolve atender o pedido do velhinho e dá vida ao boneco Pinóquio (Dickie Jones) e lhe promete transformá-lo em um menino de verdade, corajoso e altruísta.

Na manhã seguinte, Gepeto vê que o boneco com vida, à princípio ele fica assustado, mas em seguida se encanta pelo menino e promete cuidar dele como um filho. Pinóquio inicia uma fantástica aventura, no entanto, ele é um menino ingênuo, acaba acreditando em estranhos e caindo em ciladas...

"Pinóquio" é uma excelente animação, seja pela qualidade ou pelos valores morais. Rimos e nos emocionamos com o menino de madeira, transformado de um garoto ingênuo e influenciável em um menino corajoso e altruísta.

Vale lembrar que os desenhos foram feitos à mão por dezenas de artistas que trabalhavam para Walt Disney. E o visual é impecável, repleto de detalhes como por exemplo o deslocamento das sombras corretamente, um trabalho delicado que enriqueceu ainda mais esta obra-prima do cinema.

E mesmo quem nunca assistiu este filme sabe as consequências das mentiras de Pinóquio. Walt Disney sabia tocar no coração do espectador. O resultado foi um belo e inesquecível filme.

Duração: 88 minutos
Categorias: Animação, Fantasia, Família, Drama, Clássico
Classificação: Livre

Filme: Pinóquio (1940)

CATIVANTE; SINGELO; NOSTÁLGICO