Filme: Uma Aventura na Martinica (1944) - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

domingo, outubro 20, 2019

Filme: Uma Aventura na Martinica (1944)

"To Have and Have Not" é um clássico cult lançado em 1944 e é a única produção feita até hoje com o envolvimento direto de dois romancistas premiados com o Nobel de Literatura. Foi dirigido pelo cineasta Howard Hawks sendo levemente baseado no livro do escritor Ernest Hemingway. O roteiro ficou nas mãos da dupla Jules Furthman e William Faulkner.

Ao assistir, foi inevitável não lembrar de outro clássico, "Casablanca". Existem inúmeras semelhanças entre os dois romances, mas o que chama a atenção neste filme é a química dos protagonistas, Humphrey Bogart e Lauren Bacall. Aliás, foi através deste filme que eles se conheceram, se apaixonaram, casaram e viveram juntos por quase duas décadas. O casamento só chegou ao fim com a morte do ator.
Filme: Uma Aventura na Martinica (1944)
A história se passa em 1940, na Martinica, uma exótica ilha caribenha. Enquanto a França é ocupada pelos nazistas, Harry Morgan (Humphrey Bogart) e seu amigo Eddie (Walter Brennan) recebem ofertas para transportar membros da Resistência Francesa em seu pequeno barco, que ele aluga para turistas pescadores.
Filme: Uma Aventura na Martinica (1944)
Harry, inicialmente se nega em prestar o serviço, pois não quer arranjar confusão. Mas Johnson (Walter Sande) lhe promete um pagamento de uma antiga dívida de 825 dólares. Mas Marie Browning (Laren Bacall), uma americana que estava no bar, rouba a carteira de Johnson. 
Filme: Uma Aventura na Martinica (1944)
Harry presencia o roubo, vai atrás dela e encontra 1400 dólares em cheques de viagem e uma passagem de avião. Ao voltar para o bar e devolver a carteira para Johnson começa um tiroteio entre a polícia e membros da resistência.
Filme: Uma Aventura na Martinica (1944)
Uma bala perdida mata Johnson, assim Harry não pode receber o dinheiro. Para piorar, a polícia "confisca" o pouco que tinha. Sem dinheiro, Morgan tem como única alternativa aceitar o serviço para a Resistência, sem pensar muito nas consequências desta perigosa missão.
Filme: Uma Aventura na Martinica (1944)
Não concordo com a afirmativa de que "Uma Aventura na Martinica" é uma cópia inferior de "Casablanca", os filmes tem semelhanças, mas ambos são excelentes. Aqui temos presença do humor em praticamente todas as cenas, com diálogos inteligentes e ácidos e situações inusitadas que tornam o filme bastante divertido. Além do charme de Humphrey Bogart e da beleza de Lauren Bacall. Foi a estreia da atriz nas telonas, também é o primeiro filme que assisto dela. Pode até não ser um filme badalado ou premiado, mas merece ser apreciada por todos os apreciadores da Era de Ouro de Hollywood. 
Filme: Uma Aventura na Martinica (1944)

DIVERTIDO; ENVOLVENTE

Duração: 100 minutos
Gênero: Aventura, Comédia, Romance, Clássico, Domínio Público
Classificação: Livre