Filme: Gravidade (2013) - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

quarta-feira, outubro 02, 2019

Filme: Gravidade (2013)

"Gravity" é um excelente filme de ficção científica lançado em 2013. Considerado o melhor filme já feito sobre o tema, a trama te coloca dentro do cenário de uma maneira incrivelmente realista. O diretor Alfonso Cuarón conseguiu colocar tanto realismo no filme, que com certeza muitas pessoas que sonhavam em serem astronautas, desistiram ou pensarão várias vezes antes de escolher a profissão.

A história é bem simples e acredito que esteja nessa simplicidade, a fórmula do imenso sucesso que o filme fez ao redor do mundo. Foi merecedor de todos os elogios e prêmios que recebeu. Ganhou o Oscar categorias de Melhor Diretor, Melhor Trilha Original, Melhor Fotografia, Melhor Edição, Melhor Edição de Som, Melhor Mixagem de Som e Melhores Efeitos Visuais.  

A trama conta a história dos astronautas Matt Kowalski (George Clooney) e Ryan Stone (Sandra Bullock), que estão no espaço para fazerem alguns reparos na estação norte-americana, mas acabam sendo atingidos por destroços de um satélite russo e se veem isolados na imensidão do espaço.
 
Após a colisão, eles descobrem que os outros astronautas estão mortos e que a única chance de voltarem para a Terra é alcançarem a estação chinesa. No entanto, o caminho é longo e a quantidade de oxigênio está praticamente no fim.

A partir desse momento, ambos terão que encontrar maneiras de sobreviver nesse ambiente hostil, sem contato com ninguém, correndo riscos de serem atingidos por destroços de lixo espacial ou simplesmente ficarem sem oxigênio. 

São 90 minutos de tensão, desespero e agonia. Sem explosões ou aparições de alienígenas, "Gravidade" buscou retratar como realmente seria a vida de um astronauta perdido no espaço. O filme explora brilhantemente sentimentos como solidão, medo e luta pela sobrevivência, permitindo que o público tenha uma imersão praticamente completa naquilo que é exposto na tela. 

O enredo bem construído nos faz captar as agonias da protagonista enquanto vamos descobrindo seus dramas pessoais. Conforme os minutos passam, as incertezas de um resgate só aumentam e a nossa tensão quase transborda. Não fazemos ideia como será o desfecho da história, nem como terminará as lutas da protagonista. 

"Gravidade" pode ser descrito como simples, mas seu enredo não tem nada de simplório. É uma ficção científica que fascina ao mesmo tempo que transborda tesão. Não é perfeito, tem alguns erros, mas isso não afeta a experiência fantástica que a obra oferece. Sem dúvida é uma obra obrigatória para todos os fãs do gênero e também para aqueles que gostam de ciência.

Filme: Gravidade (2013)
TENSO; FASCINANTE; REALISTA



Duração: 90 minutos
 
Categorias: Ficção Científica, Drama, Aventura, Thriller
 
Classificação: 12 anos