Filme: Cães de Aluguel (1992) - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

sexta-feira, outubro 04, 2019

Filme: Cães de Aluguel (1992)

Em 1992 estreava um filme forte, com muita violência gráfica e referências a cultura pop, com diálogos inteligentes e triviais numa narrativa não-linear, com elenco de primeira, trilha sonora marcante e direção afiadíssima. Esse filme se chama "Reservoir Dogs" e é o primeiro filme dirigido pelo competente Quentin Tarantino. 


"Reservoir Dogs" estreou no Festival de Sundanse e Tarantino foi aclamado pelos críticos e público. Nascia ali um dos melhores cineastas de todos os tempos. Tarantino mesclou comédia, suspense e horror, produzindo uma obra-prima diferente de tudo que havia até então. A violência gráfica banhada a litros sangue rendeu inúmeras cenas inesquecíveis que impressionaram o público perplexo, e (ainda impressionam.

Além da direção, Quentin Tarantino também assina o roteiro deste clássico cult que foi eleito pela revista Empire como "o maior filme independente de todos os tempos".

Na trama, Joe Cabot (Lawrence Tierney), um experiente criminoso, conseguiu reuniu um grupo de seis bandidos para realizar um roubo de diamantes, mas estes seis homens não sabem nada um sobre os outros e cada um utiliza uma cor como codinome. Entretanto, durante o assalto algo não saiu conforme o esperado, pois alguns policiais esperavam os bandidos no local do assalto. Dois deles morrem, mas todos os outros conseguem fugir.

Mr. Orange (Tim Roth), ferido, é levado por Mr. White (Harvey Keitel), e em seguida Mr. Pink (Steve Buscemi) chega ao galpão onde todos combinaram de se encontrar, revoltado com a possibilidade de alguém ter traído o grupo.

O último a chegar é Mr. Blonde (Michael Madsen), que provocou a ira dos parceiros ao começar a atirar durante o assalto por que algum funcionário da loja disparou o alarme. Caberá a Eddie (Chris Penn) tentar apaziguar a situação, mas o clima de desconfiança aumenta a cada minuto.

Quentin Tarantino não tem muitos filmes no currículo, porém todos os seus trabalhos são excelentes. Não sou apreciadora do cinema violento, mas uma das minhas metas é assistir todos os filmes deste cineasta brilhante, porque os filmes dele beiram a perfeição. 

Tem muita violência, mas também tem comédia, tem trilha sonora escolhida a dedo e tem roteiro original, que mesmo sendo impactante consegue me prender na história durante toda a trama, e "Cães de Aluguel" é ousado, envolvente, polêmico, arrebatador e inesquecível.

"Cães de Aluguel" foi um filme inovador e a violência exagerada se tornou a marca de Tarantino. Outro ponto interessante é a quebra da linha narrativa, o filme vai e volta no tempo com extrema naturalidade. 

Filme: Cães de Aluguel (1992)
Acompanhamos ao mesmo tempo, (sem ficar perdidos), aquilo que já aconteceu e o que está acontecendo na história. Foi um sopro de criatividade no cinema hollywoodiano que estava decadente de bons roteiros. Nem todos apreciam o estilo Tarantino, mas com certeza todos reconhecem o brilhantismo do cineasta. 

PERTURBADOR; VISCERAL; MARCANTE



Duração: 99 minutos
 
Categorias: Thriller, Policial, Drama, Cult

Classificação: 18 anos