Filme: A Bruma Assassina (1980) - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

sexta-feira, outubro 11, 2019

Filme: A Bruma Assassina (1980)

"The Fog" é um filme de terror lançado em 1980. Foi dirigido por John Carpenter que assina o roteiro em parceria com Debra Hill.

Não está entre as grandes obras do cineasta que tem em seu currículo filmes como "O Enigma do Outro Mundo" e "Em Pedaços", mas, ainda assim é um filme acima da média com um roteiro original para sua época e bem estruturado. Tem um remake lançado em 2005 que se chama "A Névoa", que ainda não assisti. 

A trama tem início quando um senhor de idade avançada se prepara para contar histórias de assombrações para um grupo de crianças, ao redor de uma fogueira em uma praia.

Quando o homem termina de contar a história, somos transportados para  a fictícia cidade de Antonio Bay que em breve comemorará 100 anos de fundação. No entanto, na véspera do aniversário algo anormal acontece.  Os carros ligam sozinhos e tocam suas buzinas, bombas de gasolina despejam combustível, relógios despertam, um caos generalizado sem motivo aparente. Um minuto depois tudo acaba como mágica. É um presságio de que Antonio Bay não será a mesma a partir dessa noite.
Filme: A Bruma Assassina (1980)
Na igreja da cidade, um pequeno tremor faz com que o Padre Malone (Hal Holbrook) encontre um diário secreto do seu avô, há anotações com detalhes sórdidos e assustadores dos acontecimentos daquela época.
Filme: A Bruma Assassina (1980)
Enquanto isso, acontecimentos estranhos começam a ficar preocupantes. A radialista Stevie Wayne (Adrienne Barbeau) é quem dá os primeiros sinais de alerta sobre o clima estranho na pequena cidade. Ela transmite seu programa de rádio em um farol e observa uma neblina muito intensa que se aproximando da cidade. Entretanto, não era qualquer neblina, esta brilhava e se movia contra o vento.
Filme: A Bruma Assassina (1980)
Um trio de pescadores de uma traineira chamada Sea Grass avista um navio envolto na neblina brilhante, porém, ao se aproximarem, os três são mortos por criaturas misteriosas.

E, em meio ao caos que se instala na cidade, os moradores vão se envolvendo na história macabra até que descobrem toda a verdade de Antonio Bay e suas criaturas misteriosas escondidas na neblina.
Filme: A Bruma Assassina (1980)
"A Bruma Assassina" é uma fábula de terror que lembra os contos de H.P. Lovecraft. Vários elementos do horror cósmico lovecraftiano são encontrados neste filme, desde a ambientação litorânea, passando por acontecimentos terríveis e criaturas misteriosas envoltas pela névoa.

Com roteiro simples, porém interessante e envolvente. "A Bruma Assassina" é um bom filme de terror que consegue nos prender já nos primeiros minutos. Conforme a história avança, ficamos curiosos para descobrir quais segredos aquela cidade esconde à sete chaves. Os efeitos especiais não são tão bons, mas perdoáveis se tratando da época que o filme foi realizado, já a trilha sonora é perfeita, sombria e cativante, que vai evoluindo de acordo com a trama. É um clássico do terror oitentista que precisa ser redescoberto.
Filme: A Bruma Assassina (1980)

TENSO; MACABRO; AFLITIVO

Duração: 79 minutos
Gênero: Terror, Thriller
Classificação: 14 anos