Filme: Para Sempre Alice (2014) - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

domingo, setembro 15, 2019

Filme: Para Sempre Alice (2014)

"Still Alice" é um drama profundo, mostrado de maneira tão simples que encanta todos que assistem. Foi dirigido pela dupla Richard Glatzer e Wash Westmoreland e o roteiro foi baseado na obra literária da escritora Lisa Genova. Ganhou o Oscar na categoria de Melhor Atriz.

Comovente na medida certa, sem apelações e nem exageros, apenas retrata a devastação que a Síndrome de Alzheimar causa, e nos instiga a refletir sobre o futuro. Devemos viver o momento, sem medos ou culpas, apenas vivê-lo. É tudo o que podemos e devemos fazer.

A síndrome de Alzheimer é muito bem apresentada, e em cada nova cena nos deparamos com o efeito devastador desta doença, pois "a arte de perder não é nenhum mistério. Tantas coisas contêm em si o acidente de perdê-las, que perdê-las não é um desastre. Eu não sou uma poetisa. Sou uma pessoa vivendo no estágio inicial de Alzheimer. E, assim sendo, estou aprendendo a arte de perder todos os dias. Perdendo meus modos, perdendo meus objetos, perdendo o sono e, acima de tudo, perdendo memória. Toda minha vida acumulei lembranças. Elas se tornaram meus bens mais preciosos..." Palavras da poetisa Elizabeth Bishop.
Filme: Para Sempre Alice (2015)
A trama gira em torno de Alice Howard (Julianne Moore), uma mulher forte, professora renomada de linguística e autora de muitos livros de sucesso. Alice tem uma família linda e feliz. No entanto, alguns pequenos esquecimentos diários fazem com que ela procure um médico.
Filme: Para Sempre Alice (2015)
E eis que ela recebe o diagnóstico de Síndrome de Alzheimer precoce, aos 50 anos de idade. Um choque para Alice e para toda a sua família, pois essa doença é hereditária e, provavelmente seus filhos poderiam ter a mesma doença. Tentando não enlouquecer e espantando os pensamentos tristes, Alice tenta se reaproximar de Lidya (Kristen Stewart), sua filha mais nova, com quem sempre teve desavenças e discussões.
Filme: Para Sempre Alice (2015)
O filme mostra a luta diária que Alice trava com a doença. Uma luta quase solitária. Enquanto ela se vê afastada das obrigações profissionais, tenta buscar no seio familiar o conforto para esperar seu futuro assustador. E esse futuro não tarda a chegar, Alice vai perdendo tudo o que conquistou durante toda a sua vida, suas memórias, algo que ninguém poderia lhe tirar, mas o destino é impiedoso e rouba tudo que Alice possuía de mais precioso.
Filme: Para Sempre Alice (2015)
Enquanto Alice caminha na direção de um futuro incerto, se depara com o temperamento forte, mas acolhedor do marido John (Alec Baldwin). A tristeza de sua filha mais velha, Anna (Kate Bosworth) e encontra carinho e conforto ao lado do filho Tom (Hunter Parrish) e da filha Lidya.
Filme: Para Sempre Alice (2015)
"Para Sempre Alice" é uma obra que deixa o espectador com um nó na garganta, porém, não é daqueles filmes de choro fácil, porque evita o ar melodramático, mas ao mesmo tempo somos transportados por uma montanha russa de emoções. Alice é levada para um recomeço distante, onde precisa aprender a arte do reaprender todos os dias.  É um filme que merece ser visto por todos.
Filme: Para Sempre Alice (2015)
"Tudo que acumulei na vida, tudo que trabalhei tanto para conquistar, agora tudo isso está sendo levado embora. Como podem imaginar, ou vocês sabem, isso é o inferno. Mas fica pior. Quem nos leva a sério quando estamos tão diferentes do que éramos?"

INQUIETANTE; REALISTA

Duração: 101 minutos
Categorias: Drama
Classificação: 12 anos