Filme: Lágrimas Tardias (1949) - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

domingo, setembro 15, 2019

Filme: Lágrimas Tardias (1949)

"Too Late for Tears" é um ótimo film-noir lançado em 1949. Dirigido por Byron Haskin com roteiro de Roy Huggins, desenvolvido a partir de uma série que ele escreveu para o Saturday Evening Post.

Quando Jane (Lizabeth Scott) e seu marido Alan Palmer (Arthur Kennedy) seguem para uma festa, algo inesperado acontece: um desconhecido atira no carro deles uma mala cheia de dinheiro que em seguida passa a persegui-los. O casal consegue escapar.

Ao retornar para a cidade, eles discutem o que fazer com a mala. Alan coagita em levar a mala à polícia, mas Jane o convence de que eles deveriam esconder o dinheiro por uma semana. Alan então leva a mala até a área de coleta de bagagens na Union Station e guarda o bilhete em seu casaco.
Filme: Lágrimas Tardias (1949)
No dia seguinte, enquanto Alan está no trabalho, um desconhecido chega ao apartamento do casal, ele se identifica como investigador, mas logo Jane percebe que trata-se do mesmo homem que atirou a mala no seu carro. Danny (Dan Duryea) exige que Jane lhe entregue o dinheiro, mas ela diz que o marido entregou a mala à polícia. Ele não fica convencido e promete voltar no dia seguinte.

Todavia, Alan acredita que ficar com o dinheiro que não lhes pertence vai trazer problemas, mas Jane pensa o contrário, ela então arquiteta um plano para ficar com o dinheiro para si, mas Danny reaparece no apartamento e a ameaça. 
Filme: Lágrimas Tardias (1949)
Jane e Alan saem para fazer um passeio romântico, porém algo acontece. Jane comunica Kathy (Kristine Miller), irmã de Alan, que ele a abandonou, mas Kathy não acredita nisso. Enquanto Jane vai a delegacia denunciar o desaparecimento do marido, Kathy dele entra no apartamento do casal para procurar pistas do irmão e encontra o bilhete da Union Station escondido em uma gaveta.
Filme: Lágrimas Tardias (1949)
No corredor do prédio ela se depara com um homem que se apresenta como Don Blake (Don DeFore), um amigo de Alan da época do Exército. Kathy diz a ele que Alan está desaparecido. Don Blake diz que a ajudará a encontrar o irmão. Enquanto isso, Jane continua arquitetando planos para ficar com o dinheiro e não medirá esforços para conseguir tal objetivo...
Filme: Lágrimas Tardias (1949)
"Lágrimas Tardias" é uma raridade que quase perdeu-se no tempo. A fotografia em preto e branco é magnífica e elegante, digna dos grandes clássicos do gênero. A premissa é simples, porém bem amarrada. Com uma história sobre ganância, a trama nos prende do primeiro ao último minuto, e a medida que avança, as máscaras começam a cair e reviravoltas inesperadas surgem, mas a melhor de todas é o desfecho. Que final atordoante!
Filme: Lágrimas Tardias (1949)
O maior destaque do filme fica por conta da atriz Lizabeth Scott que deu vida a gananciosa Jane, uma das mais inescrupulosas femme fatales do cinema noir. Infelizmente, "Lágrimas Tardias" é pouquíssimo conhecido do público, algo inexplicável, pois é um filme de alto nível com grandes atuações e diálogos certeiros. Sem dúvida foi um dos melhores achados nesse mar cinematográfico e que tenho o maior prazer de recomendar. 
Filme: Lágrimas Tardias (1949)

PODEROSO; GENIAL; TENSO; CHARMOSO

Duração: 99 minutos
Categorias: Film-Noir, Mistério, Policial, Thriller, Drama, Domínio Público
Classificação: 12 anos