Filme: O Pássaro Azul (1940) - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

sexta-feira, setembro 13, 2019

Filme: O Pássaro Azul (1940)

"The Blue Bird" é um filme infantil de fantasia dirigido por Walter Lang. O roteiro de Walter Bullock é baseado na peça homônima do dramaturgo Maurice Maeterlinck, escrito originalmente em francês com o título L'Oiseau Bleu. Lançado em 1940, recebeu indicações ao Oscar nas categorias de Melhor Fotografia Colorida e Melhor Efeitos Especias.

Nessa linda fábula acompanhamos Mytyl (Shirley Temple) em sua busca pelo pássaro azul. No início da história ela é uma menina mau-humorada, que esnoba a família e as amiguinhas. Durante um passeio com seu irmão Tytyl (Jhonny Russel), ela captura um pássaro e prende-o numa gaiola. Seu pai não gosta da ideia, mas a garotinha insiste em ficar com o passarinho.

No entanto, Mytyl recebe um triste notícia naquela noite, seu pai foi convocado para combater na Guerra. Todos ficam extremamente triste (até essa parte o filme é em preto e branco). Durante a madrugada, Mytyl e Tytyl acordam devido alguns barulhos e ao irem ver o que era, encontram a fada Berylune (Jessie Ralph) na cozinha. A fada diz a garotinha que ela precisa encontrar o pássaro azul da felicidade, este pode estar no passado, no presente ou no futuro. 

Assim sendo, os irmãos iniciam uma longa busca pelo pássaro e recebem a ajuda de Luz (Helen Ericson), da gata Tylette (Gale Sondergaard) e do cão Tylo (Eddie Collins). Mytyl terá várias surpresas durante sua busca pelo lendário pássaro azul, mas a maior surpresa ela encontrará em sua própria casa, quando retornar dessa viagem.

"O Pássaro Azul" é um filme simples, mas recheado de mensagens grandiosas e valiosas. O interessante é a variação de cores durante o filme. No início conhecemos um mundo sem cor, melancólico e carregado de sentimentos pensados como inveja e orgulho. A medida que a história avança, as cores surgem e o ambiente torna-se harmonioso a agradável.

"O Pássaro Azul" foi um fracasso de bilheterias, principalmente por ter sido lançado um ano depois do clássico "O Mágico de Oz", mas isso não tira a fascínio que a história desperta naqueles que assistem. O encantamento do filme não está apenas na troca de cores, mas também no conteúdo que é riquíssimo. "O Pássaro Azul" é um filme infantil mas sua temática é direcionada especialmente para os adultos. A busca pelo pássaro azul simboliza a busca pela felicidade que todos fazemos. 

Duração: 88 minutos
Gênero: Fantasia, Drama, Família, Domínio Público
Classificação: Livre

Filme: O Pássaro Azul (1940)

CATIVANTE; REFLEXIVO; NOSTÁLGICO