Filme: A Encruzilhada (1986) - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

sábado, setembro 14, 2019

Filme: A Encruzilhada (1986)

"Crossroads" é um drama musical estilo coming-of-age [filme sobre amadurecimento], lançado em 1986. O roteiro escrito por John Fusco é uma constante referência à lenda do blues, Robert Johnson. A direção ficou a cargo de Walter Hill. 

A trama não gira em torno de Robert Johnson, apesar de estar diretamente ligado com sua história. O foco desse filme é Eugene Martone ( Ralph Macchio), um jovem estudante de música clássica que é apaixonado por blues. Mesmo criticado constantemente por seu professor por não se decidir para qual lado irá seguir: blues ou música clássica.

Contudo, ao descobrir que Robert Johnson tinha contrato para gravar 30 músicas, mas gravou apenas 29 canções, Martone opta pelo blues. Com a intenção de gravar a música perdida e iniciar sua carreira com chave de ouro, ele vai atrás Willie Brown (Joe Seneca), um gaitista de blues e amigo íntimo de Robert Johnson e o resgata de um asilo.

Assim começa a busca de ambos pela encruzilhada, local que Willie Brown e Johnson fizeram um pacto e entregaram a alma em troca do sucesso e agora Willie quer corrigir este engano do passado. Viajando de carona, os dois não tem nenhum centavo e pelo caminho eles conhecem a jovem Frances (Jami Gertz) que fugiu de casa para ser dançarina em Los Angeles.

O músico retratado no filme, Robert Johnson, tem uma história no mínimo estranha, há quem diga que ele fez um pacto com o demônio, outros acreditam que foi uma "conversa" de resistência pelo fato da igreja chamar sua música de demoníaca. Pra quem não sabe, tem um episódio da série "Sobrenatural" que retrata a morte Robert Johnson.

"A Encruzilhada" é um ótimo filme oitentista, cultuado entre os amantes da guitarra e adorado pelos apaixonados por blues das décadas de trinta e quarenta. O filme todo é delicioso de assistir, a música está presente em praticamente toda a obra, mas o ponto forte, sem dúvida, é o desafio de guitarras com o talentoso Steve Vai. Um duelo de arrepiar. Certamente quem assistir esse filme não irá se arrepender.

Filme: A Encruzilhada (1986)
ENVOLVENTE; ENIGMÁTICO



Duração: 99 minutos
 
Categorias: Musical, Mistério, Drama, Romance
 
Classificação: 14 anos